Todos os anos o Maracatu Solar escolhe um tema para o período do Pré-Carnaval e do Carnaval de Fortaleza. Vislumbrando as questões das doenças que afligem a alma e o espírito, o Maracatu Solar por meio de sua arte e compromisso coletivo terá como tema de 2020, Viver e Se Cuidar e terá como loa oficial para o Carnaval 2020 intitulada “Obaluaê – Nossos Medos Viemos Cantar”, composta pelo multiartista Pingo de Fortaleza. Obaluaê nas religiões afros trata das questões das doenças e curas. E para fortalecer o Setembro Amarelo, neste sábado, 14, às 19h, a Praça da Gentilândia, no bairro Benfica, recebe o ensaio geral do Maracatu Solar que irá lançar a nova loa. Foto: Divulgação
“Vamos falar da solidão e da necessidade de superar esse processo através de muito amor, mas também junto ao trabalho coletivo de assistência, convivência, escuta e a prática artística como uma forma de se curar, de se cuidar”. O tema não ficará restrito aos desfiles do Maracatu, será trabalhado por meio de discussões, roda de conversa, visitação a espaços que trabalham com estas questões”, pontua Pingo de Fortaleza.
Maracatu Solar é programa de formação cultural continuada vinculado à ONG Associação Cultural Solidariedade e Artes – Solar, fundada em 2006 e tem à frente, o cantor e compositor Pingo de Fortaleza e figuras de referência na cultura cearense, como Decartes Gadelha, Eliahne Brasileiro, entre outros.
