Em sua edição especial de outubro o projeto Jazz em Cena, no Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB Fortaleza), apresenta neste sábado, 19, às 19h, um show inédito reunindo grandes musicistas atuantes no Ceará. A apresentação, intitulada “Elas, o Brasil e o Jazz”, tem entrada franca, como todas do projeto Jazz em Cena. Foto: Divulgação/Paulo Winz
Lu Basile (piano, direção musical e voz), Roberta Fiúza (voz), Bárbara Sena (violão, guitarra e voz), Mirele Alencar (contrabaixo e voz) e Ayla Lemos (bateria e voz) apresentam um show inédito, preparado especialmente para o público do Jazz em Cena, destacando o repertório do disco “Aquarius”, lançado em 2012 por Joyce e João Donato. O show contará ainda com participação especial da flautista convidada Lea Duez.
O espetáculo também terá canções de outras compositoras e intérpretes femininas brasileiras influenciadas pelo jazz. Um encontro inspirado pela força da música dessas grandes artistas, que tanto honram a música brasileira e com ela contribuem, ao mesmo tempo em que assimilam influências do jazz e levam para o mundo a forma brasileira de cantar, fazer arranjos, improvisar.
Um grande encontro feminino
O quinteto feminino que se apresentará no sábado, 19/10, às 19h, no CCBNB Fortaleza foi arregimentado especialmente para a montagem do espetáculo inédito, “Elas, o Brasil e o Jazz”. A ideia, segundo Dalwton Moura, um dos curadores e produtores do projeto, é evidenciar e dar mais visibilidade à expressiva contribuição das mulheres na cena jazz e instrumental como um todo, no Ceará, reunindo musicistas de diferentes trajetórias, gerações e influências. Além de propor um debate sobre a presença feminina no cenário instrumental e de incentivar a formação e a continuidade de novos grupos femininos na cena jazz, ainda marcada por predomínio masculino. Destacar as mulheres instrumentistas, como as reunidas no grupo, é outro objetivo do espetáculo.
O convite foi para montar um show inédito, com total liberdade criativa, a partir do mote inicial de uma possível homenagem a grandes musicistas brasileiras influenciadas pelo jazz. As cinco integrantes do grupo, nenhuma das quais havia tocado junto com nenhuma das outras, se reuniram e propuseram uma celebração do disco “Aquarius”, de Joyce, referência da música brasileira de influência jazzística, e João Donato.
Joyce, Donato e mais
Além do repertório do disco, que traz pérolas como “Amazonas” com letra de Arnaldo Antunes e Péricles Cavalcanti, “E muito mais”, de Donato e seu irmão Lysias Ênio e até uma parceria de Joyce com o cearense Jorge Helder, “Procura o Donato”, além do clássico “Feminina”, de Joyce, o show contará principalmente com uma releitura própria do quinteto cearense para a sonoridade proposta no álbum, de destacado acento rítmico e contínua fluidez nas melodias.
Tudo incorporado à musicalidade própria das cinco integrantes do grupo, com a professora Lu Basile nos teclados e na direção musical, Bárbara Sena (musicista que se formou na cena do choro e hoje se destaca também com shows e composições próprios), Mirele Alencar (contrabaixista que havia participado do show Tributo a Rosa Passos, em edição anterior do projeto Jazz em Cena) e Ayla Lemos (jovem baterista que trabalha com diversos artistas e grupos da cena cearense), além de Roberta Fiúza, uma das cantoras mais destacadas e requisitadas em Fortaleza, alcançando destaque nos últimos tempos para seu show dedicado à bossa nova.
O repertório também conta com outras canções, além das registradas no disco “Aquarius”, em sugestões feitas por todas as integrantes do quinteto. Promessa de um show marcante para os espectadores do Jazz em Cena. Vivam a música e as musicistas do Ceará!
