Dias 05 e 06 de fevereiro, no Cineteatro São Luiz e dia 07 na Unilab (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira), Campus Liberdade, município de Redenção, o público cearense vai conferir um dos grandes projetos de incentivo e narrativas de leitura. A 20ª edição do projeto Lamparina de Histórias: Festival de Narrativas e Artes Medievais reunirá mais de 12 atrações entre grupos, narradores da rede de contadores de histórias do Ceará, grupos musicais, dramistas e uma programação especial sobre oralidade e tradições medievais. Toda a programação será gratuita. Foto: Divulgação
Imagine como era antigamente na época da lamparina, a diversão, a alimentação, as histórias de cavaleiros e suas lutas épicas. Sem a televisão e a internet, o mundo era da PALAVRA. As histórias eram contadas e recontadas, os ensinamentos repetidos e a comunicação por meio da voz e da palavra das pessoas transformavam a realidade e a sociedade.
A 20ª edição do projeto Lamparina de Histórias: Festival de Narrativas e Artes Medievais vem neste ano de 2020 reunir esta tradição antiga da palavra e outras tradições, a exemplo das artes e dos ofícios do couro, do barro, da palha, do tecido e do metal. Além de trazer o gostinho da cozinha dos nossos antepassados, sejam portugueses, africanos, ou indígenas.
A programação (ver serviço abaixo) contará com atrações de animação com malabares, Banda Cabaçal Palmares e cuspidor de fogo, oficina de xilogravura, bate-papo com as senhoras do Drama de Guaramiranga, sessões de bate-papo com o mestre Ricardo Menezes especialista no estudo de artes medievais e com o Mestre da xilogravura João Pedro do Juazeiro. Compões ainda a programação os narradores: Elisabete Pacheco, Raimundo Moreira, Luisete Carvalho, Elzilene Nóbrega, Mônica Rodrigues, Daniele Flores, Nilza Lima e Edilene Bernardo.
As artes literárias também estarão presentes com a contação de histórias, seja pelos contos de fadas, ou pela poesia, narrados por nossos melhores arautos destes tempos. Haverá ainda apresentações de música medieval, malabares, cuspidores de fogo e jogos medievais divertidos para toda família. Tudo será destinado ao público com cenário condizente à época.
Festival de magias
Além de todas as atrações culturais, o público vai conferir bancas com comidas tradicionais e receitas antigas, que você nem lembrava, outras com ervas, artigos de couro como chapéus, botas e chinelos, cordéis e ainda um fino artesanato de palha, de barros e outras artes.
Será um mergulho no passado sem perder o wifi de vista. O importante é mergulhar nessa ideia de voltar ao passado e desfrutar de narrativas de senhores e senhoras, artistas do povo com suas memórias fabulosas.
Venha ouvir histórias, fazendo de conta que está ao redor de uma fogueira com narrativas de sabedoria, humanidade e do outro lado lobos e guerras imagináveis. O Lamparina de Histórias na era medieval chega para lhe entreter e fazer refletir sobre os nossos passos e a nossa história.
Venha se divertir e traga seus amigos, entre neste castelo de atrações e animações artísticas. Toda a programação será gratuita, graças ao incentivo da Enel através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará e o apoio do Cineteatro São Luiz e da Unilab.
Programação
Cineteatro São Luiz
Dia 05 de fevereiro (Quarta-feira)
Feirinha de venda de artesanato, livros, cordéis e produtos de artistas cearenses.
8h30 – Palhaçaria e malabares com Celino Ferreira.
9h – Contação de histórias “Leviatã e outros monstros” com a narradora Elisabete Pacheco.
10h – Animação com malabares e cuspidor de fogo com Celino Ferreira.
10h30 – Projeto Arte, Cultura e Memória, da Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga- AGUA, regência e direção musical: Vanildo Franco.
12h – Show musical com o Grupo Syntagma.
Dia 06 de fevereiro (Quinta-Feira)
Feirinha de venda de artesanato, livros, cordéis e produtos de artistas cearenses.
8h – Palhaçaria e malabares com Celino Ferreira.
9h – Fuxicando histórias com o grupo Costureiras de Histórias.
10h – Animação com malabares e cuspidor de fogo com Celino Ferreira.
10h às 11h30 – Oficina de xilogravura com o Mestre João Pedro do Juazeiro.
12h – Apresentação musical com a Banda Cabaçal Palmares.
Dia 07 de fevereiro (Sexta-feira)
Programação na Unilab, em Redenção
14h – Grupo de contadores de histórias da Unilab
15h – As histórias e artes através do tempo com o Mestre Ricardo Menezes, especialista em cultura medieval, Dr. Luís Tomáz Domingos, professor da Unilab e mediação de Almir Mota, escritor e contador de histórias.
17h – Histórias para além do tempo com o grupo Era uma Vez.
Serviço
XX Festival Lamparina de Histórias: Festival de Narrativas e Artes Medievais
Local: dias 05 e 06 Cine Teatro São Luiz, Centro, Fortaleza e dia 07 na Unilab, município de Redenção, Avenida da Abolição, nº 3, Centro, CEP 62.790-000 – Redenção – CE
Horário: 8h às 13h
Programação gratuita.
