O cinema brasileiro contado através de nossas cineastas
Mulheres atrás das câmeras resgata as realizadoras brasileiras de A a Z, de 1930 a 2018.
Editado em parceria com a Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine), o livro “Mulheres Atrás das Câmeras: As Cineastas Brasileiras de 1930 a 2018” é fruto de uma inquietação perante as poucas informações disponíveis sobre a história do cinema brasileiro feito por mulheres. O evento de lançamento em Fortaleza acontece nesta quinta-feira, 05, às 18h30, na Livraria Lamarca.
Organizado por Luiza Lusvarghi e Camila Vieira da Silva, reúne 27 artigos que estruturam esta produção por meio de ensaios com recortes temáticos ou focados em figuras de destaque. Desde o pioneirismo de Cléo de Verberena (a primeira realizadora mulher), Carmen Santos (produtora, atriz, criadora de estúdios) e Gilda Abreu (roteirista e diretora do sucesso O ébrio [1946]), até diretoras em atividade como Anna Muylaert e Suzana Amaral. A edição também inclui filmografias das realizadoras perfiladas e o “Pequeno dicionário das cineastas brasileiras” com mais de 250 verbetes.
O prefácio salienta as dificuldades impostas às mulheres (e, em particular, mulheres negras) para ascender à qualidade de diretoras na indústria cinematográfica. Nos artigos, acompanhamos a jornada dessas mulheres que diversificaram o cinema brasileiro e o histórico de suas contribuições.
Marcando o lançamento do livro, uma roda de conversa com as realizadoras cearenses Jane Malaquias, Josy Macedo, Kamilla Medeiros, Luciana Vieira, Noá Bonoba e as pesquisadoras Emilly Guilherme e Lilian do Rosário, com mediação de Camila Vieira.
A conversa abordará a história do cinema brasileiro, as dificuldades e perspectivas de ser mulher na indústria do cinema, e propostas rumo à sustentabilidade do nosso audiovisual.
Serviço
Lançamento do “Mulheres Atrás das Câmeras: As Cineastas Brasileiras de 1930 a 2018”
Roda de conversa com as realizadoras cearenses Jane Malaquias, Josy Macedo, Kamilla Medeiros, Luciana Vieira, Noá Bonoba e as pesquisadoras Emilly Guilherme e Lilian do Rosário, com mediação de Camila Vieira
Data: Quinta-feira, 5/3, às 18h30
Local: Livraria Lamarca — Av. da Universidade, 2475 — Benfica — Fortaleza (CE)
A conversa é aberta ao público.
Livro à venda: R$ 64,00
