Com a chamada de adesão para a Rede de Mapas Municipais da Cultura
Previsto no decreto nº 28.442, de 30 de outubro de 2006, que regulamenta a Lei nº 13.811, de 16 de agosto de 2006, que institui o Sistema Estadual da Cultura, o Sistema de Informações Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (SIC) chega ao público por meio da página https://sic.secult.ce.gov.br/. O Sistema de Informações Culturais visa coletar, armazenar, organizar e difundir informações relativas à cultura possibilitando o mapeamento cultural e a produção de indicadores aplicáveis, de forma coerente, aos processos de formulação e implantação de políticas culturais. A plataforma oficial do SIC é o Mapa Cultural do Ceará.
Lançado nesta sexta-feira (19/6), em um primeiro momento com o projeto de adesão de 20 novos municípios à Rede dos Mapas Culturais do Ceará, o site do SIC tem como missão contribuir para o aumento da transparência da Secult, criando melhores possibilidades de controle social das ações governamentais. A página reforça o momento atual de qualificação da política cultural, a partir do investimento numa rede de informações e cadastros integrada, que faz a ligação entre o estado e os municípios.
Atualmente, a Rede dos Mapas Culturais do Ceará vem se expandindo e está presente nos municípios de Fortaleza, Sobral, Juazeiro do Norte, Guaramiranga e Chorozinho. Com a integração da rede, ficou mais fácil para quem trabalha na área ou quer conhecer o campo da cultura obter informações e indicadores, a partir de um único cadastro.
“O Sistema de Informações Culturais (SIC) vem para aproximar os municípios que quiserem ter os seus mapas municipais dentro do Mapa Cultural do Ceará e para ajudar aqueles interessados em criar seus mapas próprios. Na página encontrarão um passo a passo, link para inscrição, além de informações para que os municípios que possuem interesse em customizar seus próprios mapas. Eles obterão um suporte da Secult, nesta etapa inicial. O grande benefício para o município é ter é uma base de dados com mais autonomia para elaborar políticas públicas a partir das informações geradas com o Mapa” destaca André Lopes, Orientador da Célula de Desenvolvimento Institucional.
A destinação de um gestor que administrará o mapa municipal, o suporte ao usuário final, bem como o investimento para a customizações e melhorias pontuais na plataforma, ficará a critério dos municípios. Já Secult oferecerá infraestrutura de hospedagem da plataforma e treinamento inicial, além de garantir o bom funcionamento da plataforma.
Com o lançamento do SIC, a Secult abre inscrições para a chamada para a criação dos mapas municipais, que ocorrerão até o dia 03 de julho no site: https://sic.secult.ce.gov.br/
Lembramos que todos os dirigentes municipais podem utilizar o Mapa Cultural do Ceará para continuar promovendo o cadastramento de agentes e espaços do seu município e que essas informações serão utilizadas como base para a implementação da Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural no Ceará. Após a sanção da lei, a Secult disponibilizará através do Mapa Cultural um formulário para aqueles que estejam aptos a serem beneficiários para as ações na lei Aldir Blanc.
Dúvidas sobre a utilização da plataforma, basta acessar o tutorial (https://cultura-ceara.gitbook.io/tutorial-para-o-usuario-do-mapa-cultural/) ou envie um e-mail para mapacultural@secult.ce.gov.br
Vantagens em Participar da Rede
O Mapa oferece vantagens tanto para os órgãos gestores da Cultura quanto para os usuários, agentes culturais ou não. Os processos administrativos incorporados ao sistema ganham mais agilidade, fluidez, qualidade e segurança. A ferramenta oferece condições para mapeamento e rastreamento de dados e informações mais completas.
Uma plataforma com visual e endereço personalizado do município.
O perfil do agente cultural pode ser personalizado, e será relacionado com a sua plataforma.
Administração sobre os dados, e usuários da sua região.
Todos os dados de agentes, espaços e programações da sua região em um só lugar.
Acesso ao dados da sua plataforma, através de uma API que permite fácil integração com outros sistemas.
Gestão de Editais a partir de processo de seleção e avaliação 100% on-line integrado ao cadastro de agentes culturais.
Mapa Municipal
A criação do Mapa Municipal é realizada através do termo de cooperação técnica entre a SECULT-CE e Secretaria municipal de cultura ou o órgão correspondente. De um modo geral, cabe à SECULT-CE oferecer a infraestrutura de hospedagem da plataforma, criar e configurar o “Mapa Municipal”, garantir o bom funcionamento da plataforma e oferecer um treinamento inicial. Para o município cabe realizar a administração da plataforma, prestar suporte aos usuários e, caso necessário, investir na customização e/ou implementação de melhorias específicas da plataforma.
Equipe mínima recomendada para o projeto nos municípios:
Perfil do administrador da plataforma: responsável pelo mapas municipal. Deve possuir articulação com as secretarias de cultura da região, fórum, artistas e produtores culturais, também deve participar das discussões nacionais sobre os sistemas de indicadores e informações culturais. Uma de suas metas é garantir o cadastrado de todos os agentes, espaços, eventos e projetos do município no Mapas.
Perfil do suporte: pessoa comunicativa, com bons conhecimentos de informática e que saiba mexer no na plataforma Mapa Cultural. Ela é responsável por tirar dúvidas dos usuários, realizar treinamentos, monitorar e estimular a utilização do mapas, principalmente dentro da secretaria de cultura do município.
Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural
Projeto de lei n 1.075 de 2020 dispõe sobre ações emergenciais destinadas ao setor cultural a serem adotadas durante o estado de calamidade pública reconhecido pelo Decreto Legislativo nº 6 de 20 de março de 2020. Leia o projeto de lei.
Serviço
Inscrições no Mapa Cultural do Ceará: até o dia 03/07/2020