A série Ideias, promovida pelo Sesc São Paulo recebe nesta semana a quadrinista Carol Ito, Rita von Hunty, do canal Tempero Drag, a jornalista e cicloativista à frente do canal de Youtube Bike é Legal, Renata Falzoni, e Carla da Silva Santana Castro, presidente da Sociedade Brasileira de Gerontecnologia. As transmissões ao vivo acontecem entre os dias 21 e 24 de julho sempre às 16h, pelo canal do YouTube do Sesc São Paulo, com participação do público e tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Foto: Divulgação
No dia 21, terça-feira, a série traz o debate Humor visual como leitura do contemporâneo. Nele, será abordado como o humor visual pode tensionar e problematizar imbróglios políticos e desigualdades sociais, ou por vezes, reforçar preconceitos ou estereótipos. Também estará em pauta o humor viral, que repercute velozmente, e se ele pode ser considerado como uma manifestação cultural contemporânea. Com Carol Ito, jornalista, mestra em Ciência da Informação e quadrinista de publicações como Caros Amigos, Trip e Tpm, e Elias Thomé Saliba, historiador, professor e escritor. A mediação é de Andrea de Araújo Nogueira, historiadora e gerente do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc SP, e a apresentação é de Sabrina da Paixão, pesquisadora do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc SP.
No dia seguinte, quarta-feira, 22, a mesa Corpo, gênero e isolamento: o que a pandemia escancarou? discute como alguns grupos sociais – mulheres, pessoas LGBTQIA+, negros e negras – vêm vivenciando o isolamento social, e quais estratégias coletivas e individuais podem agora e, continuamente, garantir a vida, a saúde e os afetos desses grupos. Participam Ariadne Ribeiro, professora e assessora de Apoio Comunitário do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV /AIDS, Rita von Hunty, persona drag de Guilherme Terreri, ator, professor e apresentador do programa de TV “Drag Me As A Queen” e do canal no Youtube Tempero Drag, com mais de meio milhão de inscritos, e Semayat Oliveira, jornalista e cofundadora do coletivo jornalístico “Nós, mulheres da periferia”. A mediação e apresentação é da psicóloga e assistente técnica da Gerência de Estudos e Programas Sociais do Sesc SP, Emilia Carmineti.
Quinta-feira, 23, é dia de debater sobre Priorizar a bicicleta: Por que não o fazemos?. Serão trazidas à tona questões ligadas ao uso da bicicleta no cotidiano das cidades, como os aspectos positivos de sua priorização como política pública de deslocamento e o que tem sido feito no mundo sobre isso. Também se falará sobre a letargia do poder público no Brasil e a, ainda tímida, proatividade da sociedade civil em relação à mobilidade ativa. Dentre os participantes, estão o médico patologista, professor universitário e pesquisador Paulo Saldiva, e a jornalista e cicloativista à frente do canal de Youtube Bike é Legal, Renata Falzoni. Na mediação e apresentação, estará Júlio César Pereira, assistente técnico da Gerência de Desenvolvimento Físico-esportivo do Sesc SP.
E por fim, na sexta-feira, 24, será transmitido o encontro Revista Viva – Gerontecnologia: contribuições para o envelhecimento e longevidade. Nele, estará em pauta a inclusão digital para os idosos, processo cada vez mais necessário, principalmente na situação de distanciamento social em razão da pandemia. Para além do ter ou não acesso a equipamentos eletrônicos, informativos e comunicativos, a discussão abordará a capacidade dos idosos usarem essas tecnologias para se engajarem em práticas sociais significativas e terem discernimento com relação aos sites de notícias falsas. Com Carla da Silva Santana Castro, professora e presidente da Sociedade Brasileira de Gerontecnologia (SBGTEC) e Taiuani Marquine Raymundo, professora e diretora Científica da Sociedade Brasileira de Gerontecnologia (SBGTec). A mediação e apresentação é de Alessandra Nascimento, assistente técnica da Gerência de Estudos e Programas Sociais do Sesc SP.
