Em alusão ao Dia Internacional dos Povos Indígenas, celebrado neste domingo, 9 de agosto, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, por meio do Museu da Cultura Cearense oferta o curso gratuito “Por uma História Indígena – Antropologia da Memória & Museus Indígenas no Siri-Ará”. Nos dias 10, 12, 14 e 17 de agosto, das 15h às 17h, no canal do Dragão do Mar no YouTube (www.youtube.com/dragaodomarcentro). A transmissão do curso será aberta, mas interessados em receber certificado devem efetuar inscrição no site do Centro Dragão Mar (www.dragaodomar.org.br), até as 9h desta segunda-feira (10). Os inscritos receberão confirmação por e-mail. Foto: Divulgação
O curso é voltado para pesquisadores, professores, profissionais de museus, educadores, aberto também para artistas e interessados/as em geral. A formação visa introduzir os participantes no universo teórico, conceitual, etnográfico e epistemológico dos museus e processos museológicos protagonizados por populações indígenas em seus territórios, com ênfase para as experiências dos povos do Ceará, a fim de apresentar um panorama sobre o debate, os impactos e os desdobramentos políticos e teóricos da emergência, amadurecimento e consolidação de um campo de museus indígenas no Brasil.
Com coordenação do Projeto Historiando (Alexandre Gomes e João Paulo Vieira) e apoio da Rede Indígena de Memória e Museologia Social/Núcleo Ceará e do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Etnicidade/NEPE-UFPE, será realizado em quatro módulos, com um tema abordado a cada encontro, nesta ordem: “Por uma Antropologia dos Museus Indígenas no Siri-Ará”; “Museus Indígenas, Memórias e História do Ceará”; “Nova História Indígena, Antropologia Social e Mobilizações Étnicas” e “Etnomuseologia, Antropologia Colaborativa e Museologia Indígena: Versões e Perspectivas Indígenas da História do Siri-Ará”
Serão realizados 4 encontros de 2 h/a cada um deles, através de uma plataforma de videoconferências. O coordenador Alexandre Gomes mediará os encontros, efetuando uma introdução à discussão sobre a temática abordada a cada dia, com duração de aproximadamente 1 hora. Após esse primeiro momento, em cada encontro teremos a participação de convidados/as para falar sobre suas experiências como criadores e organizadores de museus indígenas no Ceará. Estes/as farão suas exposições em até 30 minutos e 30 minutos finais serão dedicados às discussões a partir de questões sugeridas pelos cursistas. Serão indicados textos prévios a cada encontro e sugeridas leituras e vídeos para o aprofundamento das temáticas tratadas a cada aula. Para ter direito a certificação, os participantes deverão se inscrever e preencher o formulário de frequência que será disponibilizado a cada transmissão.
Serviço
Curso “Por uma História Indígena – Antropologia da Memória & Museus Indígenas no Siri-Ará”
Período: Dias 10, 12, 14 e 17 de agosto de 2020
Horário: 15h às 17h
Transmissão aberta: canal do Dragão do Mar no YouTube (www.youtube.com/dragaodomarcentro)
Inscrições: Site do Dragão do Mar (www.dragaodomar.org.br), até 9h da próxima segunda-feira (10)
