No mês de setembro a programação do Cineteatro São Luiz, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), continua online. Com exceção da sua faixa de programação no Imprensa Cine Drive-iN que, neste mês, traz o 10º Cinefantasy – Festival Internacional de Cinema Fantástico.
Cinema
A faixa de programação do Cineteatro São Luiz no Imprensa Cine Drive-iN continua no mês de setembro e com novidades. O filme nacional “Volume Morto”, que fez sua estreia em agosto no Drive-iN, ganha sua última exibição; entram em cartaz os filmes “La La Land” e “A Primeira Noite de um Homem”. A grande novidade do Drive-iN é o “10º Cinefantasy – Festival Internacional de Cinema Fantástico” que traz produções inéditas vindas de todas as partes do Brasil e do mundo. Serão apresentados sete filmes de longa-metragem: uma première mundial do Brasil, uma obra da Alemanha, duas da Argentina, uma dos Estados Unidos, uma do Japão e uma da Grécia. O Cinefantasy é um evento audiovisual dedicado ao gênero fantástico, subgênero da ficção que engloba a fantasia, a ficção científica, horror e suspense.
Ainda na linguagem cinema, a “Semana do Audiovisual Cearense” apresenta os documentários: “Humberto Teixeira – Vida e Música”, “Emiliano Queiroz – O ator em sua essência”, “As Histórias de Quintino Cunha” e “Padre Ibiapina – O Missionário”. Todos os documentários foram produzidos pelo Núcleo de Documentário da TV Assembleia.
Filmes inéditos e selecionados pela curadoria do cinema do Cineteatro São Luiz também podem ser acessados através da plataforma Cinema Virtual. Os filmes mudam todas às quintas-feiras (com novas estreias). A seleção realizada pelo equipamento pode ser conferida através do site cineteatrosaoluiz.com.br/cinemavirtual.
O projeto “Sons do Ceará”, que consiste na exibição de videoclipes de artistas e realizadores cearenses, traz 15 videoclipes para setembro. São eles: “The Singing of Hungry” de Obskure, “Palavras ao Vento” de Paulo Kalu, “Sertão Central” de Zé do Norte, “Algarobas” de Laura Palmer, “Mundo Paralelo” de Bull Control, “Último Desejo” de Colossais, “Sob as calçadas, a praia” de Sobrecéus, “Oblivion” de Profundezas do Silêncio, “Natural de Nós” de Gravatas Borboletas, “Vida que segue” de Cláudio Oliveira, “Sob o Luar” de Rematte, “Fábrica Vida” de Os Bardos, “Repara” de Gley, “Resiliência” de M.A.N.O e “Immense” de Fehe. A playlist com os videoclipes já exibidos pode ser conferida em: https://www.cineteatrosaoluiz.com.br/sons-do-ceara
Teatro
O “Curta Mais Teatro” traz o espetáculo “Frei Tito, paixão e morte” com o Grupo Formosura de Teatro. O espetáculo será exibido no dia do nascimento de Frei Tito (14 de setembro). Escrita entre 1983 e 1985, a peça documenta a trajetória e o ideário de Tito de Alencar Lima (1945 -1974), dominicano cearense, militante contra a ditadura militar no Brasil dos anos 1960 e 1970, preso político torturado e banido de seu país, jovem exilado que na França suicida-se. “Para AQUELAS que não estão mais”, um experimento audiovisual inédito à partir do espetáculo “AQUELAS – Uma dieta para caber no mundo”, do Grupo Manada Teatro, também integra a faixa de programação. Os dois espetáculos que compõem o “Curta Mais Teatro” foram gravados no palco do Cineteatro São Luiz.
Ainda na linguagem “Teatro”, o Cineteatro São Luiz realiza em formato de live “Roda de Conversa Teatro e Cidade: Nóis De Teatro 18 Anos”. Nessa Roda de Conversa, Altemar Di Monteiro convida os artistas do Nóis de Teatro para conversar sobre as cidades tecidas e imaginadas por estes oito artistas ao longo dos seus 18 anos de existência.
Uma versão contemporânea do drama radiofônico, amplamente conhecido como radionovela, também integra a programação. É o “Disforia – Isso é tudo que você precisa saber agora”, um podTeatro.
“(desmontagem) Em Casa de Ferreiro o Espeto é de Ferro” é um espetáculo inspirado na vida e na arte do Mestre Raimundo Aniceto, da Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto, e no saber e fazer de Maria de Lourdes, costureira e bordadeira. O projeto é uma travessia que conecta memória, ancestralidade e arte popular para narrar a sabedoria e grandiosidade dos mestres de cultura.
“TrancAfiadas” por sua vez é um espetáculo das atrizes Ana Cristina Viana e Solange Teixeira
em formato de mini doc e construído durante o isolamento social. Conta os artifícios e as dificuldades para gravar diversos temas num mesmo cenário, além da necessidade do fazer arte mesmo em tempos difíceis.
Música
O “Dentro do Som” traz um show pensado sob medida, um show exclusivo onde Nayra Costa nos convida para uma imersão visual e sonora pelas músicas produzidas ao longo de sua trajetória. O espetáculo conta com a intervenção do artista visual Valentino Kmentt.
Também da linguagem de música, o equipamento exibe “Arquivo de Cera: de programa de rádio para a internet” de Miguel Ângelo de Azevedo (Nirez). O projeto traz, em formato digital, em vídeo e inédito, uma edição especial do programa de rádio “Arquivo de Cera”.
O mês também conta com o lançamento do videoclipe colaborativo “Nebulosa” de Ayrton Pessoa Bob. O vídeo foi construído por meio do convite ao contato e à interação (mesmo à distância); costurado com imagens enviadas por artistas que, ouvindo a música, propuseram, de forma livre, ações relacionadas a um novo habitar.
Exposição
A exposição que entra na Galeria Virtual do Cineteatro no mês de setembro é “Gigantes pela própria natureza” de Célio Celestino. A exposição apresenta uma série de colagens feitas a partir de imagens fotográficas retiradas de revistas datadas entre as décadas de 1960 a 1990, criando universos improváveis por meio da articulação entre escala, composição e signos culturais.
Visita Guiada online
No projeto de Visita Guiada, disponível gratuitamente no site do Cineteatro, o público é convidado a embarcar na história do São Luiz. Para isso, aspectos históricos dos cinemas de Fortaleza são descritos, assim como a trajetória do fundador do Cine: Luiz Severiano Ribeiro. O formato de linha do tempo traz ilustrações, cronologia e curiosidades do período, até chegar na atualidade. Aqui, o público é convidado a adentrar os espaços do equipamento, do Foyer ao Palco, através de vídeos gravados em 360º. A visita online finaliza como a presencial, com convite para conferir um documentário sobre as atividades do Cineteatro ao longo dos últimos anos (desde sua reabertura).
Para o mês de setembro, o Cineteatro prepara um novidade, é o “Cena São Luiz”. Um espaço virtual de encontros, conhecimento, arte, compartilhamento e afetos… do jeito do São Luiz. Além de atravessar fronteiras, levando a cultura cearense para o mundo, e discutir as novas formas de fazer arte e cultura no cenário pós-pandemia, o programa em formato de “Web TV” trabalha as diversas linguagens artísticas que compuseram a programação do equipamento cultural nos últimos cinco anos. O cenário é o palco do Cineteatro, revisitado para chegar a milhares de telas e lares por meio da internet. Quem comanda o programa, que terá duas edições por mês a partir de setembro, é a atriz, jornalista e apresentadora Christiane de Lavor.