Em sua terceira edição, o Dramaturgia Encena traz para o mês de outubro performances dramáticas, oficinas, intercâmbios, bate-papos e workshop. Um dos destaques, é a participação da atriz Renata Sorrah e do diretor e dramaturgo, Marcio Abreu. A ação conta ainda com arrecadação de doações para o projeto Mesa Brasil, através de QrCode durante as lives das apresentações. Todos os espetáculos serão acessíveis para pessoas surdas com tradução simultânea em Libras. Foto: Nana Moraes
A programação acontece inteiramente online, pelo Youtube do Sesc Ceará, com a participação ativa do público, artistas locais e convidados. Após as apresentações, haverá bate-papo com os artistas. “Promovendo uma troca de experiências enriquecedoras, divulgando o trabalho de profissionais de todo o País e fomentando a continuidade dos trabalhadores da cultura”, destacou Wilquelina Ponciano, técnica de cultura do Sesc Fortaleza.
De acordo com Wilquelina, para este mês, a programação do Dramaturgia Encena é voltada a questões que discutem diversos aspectos do envelhecimento, reunindo atrações que contemplam em seus elencos e tramas o tema do envelhecimento, rompendo com estereótipos e preconceitos relacionados a pessoa idosa.
Performance
No dia 15 de outubro, a atriz Renata Sorrah apresenta “Em Companhia”, com direção de Marcio Abreu. A performance se articula a partir da fala de uma mulher em sua casa em outubro de 2020. Apesar de estar sozinha ela evoca as vozes e a companhia de artistas que a ajudam a seguir em frente. Uma sequência de momentos de intensidade de uma atriz. A teatralidade como potência inventiva e ativadora dos nossos sentidos de percepção do mundo, do momento presente, da vida agora. O planeta balançando. Isolamentos. As sociedades humanas se debatendo sem sentido. Para quem vamos falar neste momento? Que vozes queremos ouvir? Que imagens queremos descrever? Quem fala? Quem escuta?
A apresentação foi montada a partir de fragmentos dramatúrgicos das obras em que Renata Sorrah atuou junto à companhia brasileira de teatro. Além de textos de “Esta Criança”, “Krum” e “Preto”, os três espetáculos que construiu com Marcio Abreu, Renata apresentará trechos de outras obras que auxiliaram na pesquisa e criação dos trabalhos, e trechos de outras peças de sua trajetória.
Formação
Marcio Abreu estará presente também no curso Dramaturgias e Performances, nos dias 13 e 14 de outubro, às 19h. Para participar, é necessário fazer inscrição até o dia 07 de outubro, através do link. As vagas são limitadas. O curso “Dramaturgias e Performances” tem caráter expositivo e abordará de maneira analítica, contextual e relacional um repertório dramatúrgico e de processos criativos associados às experiências de pesquisa e criação junto a companhia brasileira de teatro, ao Grupo Galpão e a outros artistas e coletivos.
Espetáculo
O primeiro espetáculo, que abre o Dramaturgia Encena de outubro, é “Anatomia das Coisas Encalhadas”, da artista local Silvia Moura, e que acontece dia 08 de outubro, a partir das 20h. A atriz desenvolve uma criação artística e de vida, um inventário em cena do que ela guardou por anos. A relação com o descartável através do uso, da manipulação dos objetos, fazendo uma análise das relações pessoais. Em cena, a trajetória de cada um na luta pela convivência com o outro, uma busca pelo entendimento das relações como modo de operar a vida, um chamado a observação do consumo desenfreado de objetos e do uso das pessoas com parte de uma cadeia de consumo.
No espetáculo “Interior”, a atriz Tatiana Amorim traz para a cena uma velhinha que insiste em não morrer. Ela já cruzou diversas gerações e sabe tudo a respeito da vida. Dar conta de todas as histórias prováveis e improváveis. O espetáculo nos convida a um olhar criativo e amoroso perante a vida e a pessoa idosa, onde o impossível é mero detalhe. Com muito bom humor, “Interior” é irreverente e, ao mesmo tempo, singelo. Cheio de afeto, igual a bolo feito por avó. A performance acontece no dia 22 de outubro, a partir das 20h.
Na performance “Jacy”, o grupo Carmin, de Natal, RN, conta a história real de uma mulher nascida em 1920, que se apaixonou por um capitão americano na 2ª Guerra, atravessou a ditadura no coração político do Brasil e terminou seus dias sozinha em Natal. Um assunto que atravessa toda a peça é a forma como a sociedade brasileira trata os mais velhos e suas histórias. O espetáculo acontece no dia 29 de outubro, às 20 horas.
Programação
Dramaturgia Encena Sesc – outubro 2020
Performances Drámaticas – Todas as quintas
“Anatomia das Coisas Encalhadas” – Silvia Moura
Data: 08/10
Transmissão: Youtube Sesc Ceará
Horário: 20h
- 21h – Bate-papo com mediação da colaboradora Vanessia Gomes (Analista de Cultura do Sesc)
“Em Companhia” – Renata Sorrah – direção Marcio Abreu
Data: 15/10
Transmissão: Youtube Sesc Ceará
Horário: 20h
*21H – Bate-papo com mediação de Lorena Wendt (Gerente da Unidade Sesc Fortaleza
“Interior” – Tatiana Amorim /Dramaturgia: Rafael Martins
Data: 22/10
Transmissão: Youtube Sesc Ceará
Horário: 20h
- 21h – Bate-papo com mediação da colaboradora Wilquelina Ponciano (Técnica de Cultura)
“Jacy” – Grupo Carmin (RN)
Data: 29/10
Transmissão: Youtube Sesc Ceará
Horário: 20h
- 21h – Bate-papo com mediação do colaborador Cleudivan Noronha (Supervisor de Cultura do Sesc Fortaleza)
Ação Formativa – Curso
“Dramaturgias do hoje e do amanhã”
Data: 13 e 14 – Marcio Abreu
Período de inscrição: de 25/09 à 07/10
Inscrições: https://bit.ly/3mObczx
Transmissão: Zoom
Horário: 19h