As filmagens das adaptações dos espetáculos foram realizadas no Teatro Dragão do Mar pela cineasta Michelline Helena e o realizador audiovisual Vitor Grilo. Cada grupo teatral adaptou seus textos e sua proposta cênica. Foram 10 dias de gravações seguindo todos os protocolos recomendados para evitar disseminação do novo Coronavírus, incluindo testes de Covid-19 em todos os profissionais envolvidos. Foto: Divulgação
No ano em que comemora a 10ª edição, o TIC – Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará fez da necessidade de migrar para o ambiente virtual, ocasionada pelo isolamento social recomendado pelas autoridades do estado, uma forma de presentear o público e cinco grupos cearenses que já estiveram nos palcos em outras edições. Deles, seis espetáculos teatrais que marcaram a história do festival, alguns que tiveram suas estreias no TIC, ganharam adaptações para o audiovisual.
A partir do dia 21 de novembro, o resultado deste trabalho poderá ser assistido no canal da Invento Produções Culturais no Youtube, onde permanece até o dia 06 de dezembro com intérpretes de libras. O lançamento será durante a live que o 10º TIC realiza, às 17h, sob o comando de Emídio Sanderson, diretor do festival.
Os seis espetáculos cearenses são: As aventuras do João Sortudo, da Cia Prisma de Artes, que estará disponível no canal com audiodescrição; Para onde vão as meias quando elas desaparecem, do Coletivo WE; O senhor ventilador, do Grupo Bagaceira de Teatro; Napoleão, do Pavilhão da Magnólia; e do Grupo Bricoleiros, Olha o olho menino e Quatro patas.
PROGRAMAÇÃO DO 10º TIC
Esta será a segunda live do 10º TIC. A primeira, realizada no dia 12 de outubro, marcou o pré-lançamento da edição, que acontece de 16 de novembro a 06 e dezembro. De 16 a 20 de novembro o TIC realiza o seminário virtual Cultura, Arte e Educação. No dia 21 é a vez da live, que além de marcar o lançamento das adaptações dos espetáculos teatrais para as telas, terá contação de histórias, teatro de animação, oficina de brinquedos reciclados e muita música.
Na semana seguinte, o 10º TIC inicia uma itinerância virtual em salas de aulas de 27 escolas, públicas e privadas, de Fortaleza, Caucaia, Morada Nova e Senador Pompeu, onde serão exibidos os seis espetáculos cearenses adaptados para as telas. Serão 56 sessões virtuais seguidas de uma conversa, ao vivo, entre o elenco e as crianças. Essa programação com as escolas será de 23 de novembro a 04 de dezembro.
LIVE DO DIA 21 DE NOVEMBRO
Apresentada pelo diretor do TIC Emídio Sanderson, a live será uma rica programação para as crianças, com apresentações e atividades lúdicas. Começa com a exibição de trechos do espetáculo Contos Pequenos, da dupla Hugo & Ines, do Peru. A peça é um desfile pitoresco de divertidos personagens que narram o eterno drama tragicômico humano com seus sonhos e frustrações, seus êxitos e fracassos. A dupla peruana vai realizar também uma oficina de criação de personagens utilizando o próprio corpo, explorando as possibilidades expressivas de partes como joelho, barriga, rosto e cotovelo.
A live segue com Filho! da Cia. Fios de Sombras (SP), um espetáculo onde utiliza a técnica de sombras; na sequência haverá um momento de contação de histórias para a criançada com o cearense Edivaldo Batista, e oficina de brinquedos reciclados, com utilização de papelão, copo plástico e garrafa PET, que será ministrada por Osiel Gomes, diretor do TIC. Festa de criança, clipe inédito e autoral da cantora e atriz Natasha Faria e banda Doidice que Dá, encerra a programação da live.
PARA BEBÊS
Além dos seis espetáculos cearenses adaptados para as telas, também ficará disponível no canal da Invento até o dia 06 de dezembro um conteúdo audiovisual voltado para bebês, Inspira fundo, da produtora Bebelume, do Distrito Federal. É uma série de vídeos curtos para a primeira infância, com manipulação de objetos e uma trilha sonora original, para construir uma narrativa poética criando um mundo de significados imagéticos.
MEIO AMBIENTE
Nesta edição, o festival busca adotar medidas sustentáveis, que tragam benefícios ao meio ambiente. O festival, junto a consultoria Dialogus, especialista em Responsabilidade Social e Sustentabilidade no Ceará, está calculando a emissão de CO² emitido pelo projeto e visa neutralizar esse impacto na natureza. Para isso, o TIC vai realizar plantações de mudas junto a organizações sociais, que cuidam do meio-ambiente aliado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Este ano, o evento será livre de carbono.
Apresentado pelo Ministério do Turismo, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, o 10º TIC é uma realização do Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo/Secretaria Especial da Cultura e Invento Produções Culturais. Tem o patrocínio da Nerorubber, Sugar Shoes, Coopershoes e Votorantim. Apoio institucional: Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) / Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Parceria: Ação Humanitária, Instituto Dragão do Mar/Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Promoção: D’Grau Produções e Instituto Seara. Agradecimento: Enel.
Serviço
10º TIC – Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará
Dia 21 de novembro (Sábado), às 17h, live no canal da Invento no Youtube. Link: youtube.com/InventoProduçõesCulturais.
Mais informações: www.festivaltic.com.br.
