Depois do Festival Fartura Digital Belo Horizonte – o primeiro neste formato no país, e do Festival Cultura e Gastronomia Pró-Tiradentes, também inédito, a plataforma realiza, nos dias 11, 12 e 13 de dezembro, o Festival Fartura Gastronomia Du Brasil. Foto: Nereu Jr
Pela primeira vez, o Festival Fartura acontece de forma simultânea em todas as regiões brasileiras, com ações presenciais em restaurantes. E conta com chefs, ingredientes, produtos e produtores do Brasil inteiro. O evento tem, ainda, mais de 50 horas de conteúdo online entre dicas, receitas, lives de empreendedorismo, shows de música e teatro.
Nesta edição, serão trabalhadas, de forma ainda mais ampla, a essência e as características principais da Plataforma: a brasilidade e a fartura da gastronomia brasileira, demonstradas através do caminho dos ingredientes “da origem ao prato”. Além de cuidado e atenção, seguindo todos os protocolos em relação ao covid-19.
“Este será um grande marco para o projeto que, em um ano de pandemia mundial, conseguiu estar presente no Brasil inteiro, criar conexões reais entre todas as pontas da cadeia gastronômica e levar isso ao público. Seja em forma de conhecimento, seja por meio de experiência”, explica Rodrigo Ferraz, diretor geral da Plataforma Fartura.
MENU DU BRASIL
Antes do evento, 30 chefs de todas as regiões brasileiras se encontraram e formaram duplas para desenvolver um menu a quatro mãos. Durante os dias de festival, quem estiver em BH, São Paulo, Brasília, Fortaleza, Belém e Porto Alegre poderá experimentar esse menu, no restaurante de cada chef participante. Os pratos também poderão ser entregues por delivery.
Em Fortaleza, será possível experimentar os pratos nos restaurantes: Mar de Rosas, com o menu criado pelo mineiro Caetano Sobrinho, em dupla com Eduardo Campelo; Zoi, onde Ivan Prado serve os pratos que concebeu com Eliane Ferreira, do Pará; no Mangue Azul, os sabores de Marco Gil se misturam com os do brasiliense Diego Badra; Felipe Viana mostra no Geppos o menu criado com o gaúcho Carlos Kristensen; e no Culinária da Van, estarão disponíveis os pratos de Van e Manuelle Ferraz, de São Paulo.
Para reforçar o conceito que permeia o projeto – da origem ao prato – foram escolhidos ingredientes típicos de cada cidade, que irão compor os menus dos chefs que a representa. São eles: Belém – mandioca, Brasília – baru, Fortaleza – rapadura, Minas Gerais – jabuticaba; Porto Alegre – azeite e São Paulo – banana. A execução das receitas, em BH, foi registrada para que o público de todo o Brasil possa conferir o conteúdo no site do Projeto Fartura, durante os dias de festival.
Serviço
Festival Fartura Gastronomia Du Brasil
Data: 11, 12 e 13 de dezembro
Programação presencial: Belo Horizonte, São Paulo, Brasília, Fortaleza, Belém e Porto Alegre.
Programação online: www.farturabrasil.com.br
OBS.: toda a programação fica disponível no site, que redireciona o conteúdo de acordo com a plataforma (Instagram, Youtube, e-commerce etc.).
Mais informações
Instagram.com/FarturaBrasil
Facebook.com/FarturaBrasil