Domingo, 17 de janeiro, às 18h30, o cantor e compositor cearense Pedro Frota, lança seu mais novo trabalho em formato virtual: o show “No Ceará Se Tem Disso Sim”, no canal de Youtube do artista, e terá interpretação em Libras.
O evento conta com a participação do multi-instrumentista Thiago Almeida, que toca diversos instrumentos ao mesmo tempo (bateria, teclado, flauta e percussões). Efeitos se juntam aos sons dos instrumentos gerando uma massa sonora que se torna moderna pela mistura de elementos, mas que abraça a todo o momento a raiz da música nordestina.
NO CEARÁ SE TEM DISSO SIM
Pedro Frota é cearense, nascido na capital, mas com pai e mãe do interior. Na infância viajava para o sertão com a família ouvindo Luiz Gonzaga e lia livros de Raquel de Queiroz, Graciliano Ramos, Jorge Amado e Guimarães Rosa. Por isso, apesar de habitante da “cidade grande”, carrega toda essa herança cultural do sertão em si.
As recordações de infância, a riqueza dos regionalismos e a criatividade do povo cearense inspiraram uma poética regional. Ao se reconectar com as raízes da nossa cultura popular foi levado à composição de canções inspiradas na força, beleza e diversidade do Nordeste. Por outro lado, a vivência urbana e contemporânea gerou temáticas e questionamentos sociais urgentes, tais como a preservação ambiental; a liberdade sexual e a crítica ao preconceito, à discriminação e à misoginia. Essa mistura é o que compõe as canções, com letras que tratam de temas relevantes de maneira lúdica e com humor, o que é um traço típico da nossa cultura.
Uma das composições que iniciaram o processo de criação desse show foi “Tão falando por lá”, lançada como seu primeiro single e videoclipe, contando com a participação de figuras ilustres da cultura cearense. No lançamento do clipe, foi experimentada essa formação, pouco convencional, de dois músicos no palco tocando vários instrumentos. Esta experiência deu a dimensão do potencial lúdico e inovador deste trabalho.
Com o desejo de explorar esse potencial e continuar se conectando com o público, diante do contexto atual, foi idealizado este show em formato de vídeo para ser exibido através do canal de Youtube do próprio artista. Uma possibilidade de compartilhar essa forma de fazer música nordestina.
Esse projeto é fomentado com recursos da Lei 14.017/2020 – Lei Aldir Blanc – por meio da Secretaria Municipal de Cultura de Fortaleza.