Fortaleza – Narrativas poéticas é um documentário e espetáculo virtual de Gylmar Chaves que estreia em seu canal do YouTube neste domingo, 24, às 19h. Construído a partir de narrativas históricas, declamação de poemas, interpretações musicais, coreografias e trilha sonora, o vídeo, que foi concebido no período de isolamento social devido a pandemia de coronavírus, traça uma espécie de cartografia histórica e artística do nascedouro ao Centro da cidade de Fortaleza. Este projeto é fomentado com recursos da Lei 14.017/2020 – Lei Aldir Blanc – por meio da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (SecultFor). Foto: Francisco Edmar Júnior
“A história de uma cidade é sempre revisitada através de livros, pesquisas, oralidades e recordações, arquivos que nos levam a muitos diálogos. Em Fortaleza – Narrativas poéticas nos deparamos com percursos que atravessam nossa gênese e o jeito de vivenciarmos nossa cidade”, afirma Gylmar Chaves sobre o que os espectadores poderão conferir neste novo espetáculo. Ele ainda destaca que pretende dar continuidade ao projeto, ao seu ver, uma cartografia visual da urbanidade de Fortaleza.
O projeto multilinguagem parte da embocadura da Barra do Ceará. Desse lugar de encontro, onde perfila o rio Ceará, segue em visita aos monumentos e patrimônios edificados, celebrizados pela oralidade, literatura e registros históricos sobre a estátua de Iracema, o Farol do Mucuripe, a praça do Ferreira, a praça José de Alencar, o Teatro José de Alencar e o Riacho Pajeú – por onde corre o trecho final em busca do mar. Assim, vão surgindo no transcorrer do espetáculo, curiosidades arqueológicas a respeito de fatos históricos, personagens, poemas, músicas e coreografias – reafirmação artística dos traços históricos visíveis no cotidiano da cidade.
Fortaleza – Narrativas poéticas é um percurso às transversalidades históricas e cotidianas da Terra do Sol, e por assim dizer, acesso aos direitos culturais e humanos. Conta com produção e edição de imagens realizadas pela Cartier Filmes (Edmar Júnior Pirão e Igor Mendes), produção executiva de Rosina Popp, locução de Luciana Braga, a performance da atriz, bailarina e coreógrafa Silvia Moura; poemas Rio Ceará, Iracema Fortaleza, Mar tem seus olhos, Encontros, Literaturas, Pajeú, Rio Curandeiro e os textos Corrente das Águas, Amores do Atlântico, Farol nunca deixa de Alumiar As Praças do Ferreira, Praças das Artes e Águas abraçam o mar de Gylmar Chaves, produzidos no atual período de isolamento social composto pelos ditames da pandemia; trilha sonora Lorinha/Moacir Bedê, O Berço das Civilizações de Bernardo Neto, Adeus, Praia de Iracema de Luiz Assunção e interpretada por Ricardo Black, Castelo Encantado de Eugênio Leandro/Oswald Barroso, Fortaleza meu xodó/Sálvio Costa, interpretado por Quinteto Agreste, Praça José de Alencar de Davi Silvino e Alan Mendonça e Até Mais de Serrão de Castro/Dunga Odakam.
Serviço
Estreia do documentário e espetáculo “Fortaleza – Narrativas poéticas” de Gylmar Chaves
Dia 24/01/ às 19h
Acesso gratuito através do canal de YouTube: http://bit.ly/YoutubeGylmarChaves
