Nesta segunda-feira, 15, às 18h, no canal do YouTube da Escola Porto Iracema das Artes será lançado o minidocumentário Linhas do Tempo. Com direção artística de Darwin Marinho, a obra audiovisual conta a trajetória da bordadeira Lúcia Ferreira. O projeto é apoiado pela Secretaria Estadual da Cultura, através do Fundo Estadual da Cultura, com recursos provenientes da Lei Federal 14.017, de 29 de junho de 2020. Foto: Luly Pinheiro
Linhas do Tempo, idealizado por Wilma Farias, intenciona criar uma memória e registro sobre Lúcia Ferreira. Natural de Itapajé – cidade conhecida mundialmente como a “terra do bordado”.
O minidocumentário deriva de uma pesquisa sobre o bordado como uma linguagem e expressão de arte e cultura, realizada por Wilma há 10 anos. A artista aprendeu a bordar ainda criança, observando sua mãe que era costureira, crocheteira e bordadeira. Praticou essa arte milenar com bordadeiras como Nice Firmeza e Martha Dumont.
Aos 67 anos, Lúcia dedica-se, hoje, às aulas de bordado em diversos espaços e grupos da cidade de Fortaleza. Além disso, a artista envolve-se em atividades que levam a técnica do bordado para outros tipos de experimentações, como intervenções urbanas e rodas de bordado em praças públicas.
Serviço
Lançamento minidocumentário Linhas do tempo
Data: segunda, 15 de fevereiro
Hora: 18h
Onde: no canal do youtube da Escola Porto Iracema das Artes
Mais informações: @uiu.projetosculturais
