O mês de março é dedicado ao Circo e à luta pela igualdade de gênero. Assim, entra em cena a Mostra de Palhaçaria Feminina do Ceará. A edição especial da Mostra acontecerá em formato online devido à pandemia da Covid-19. A programação continua até 28 de março, sempre às 17h, pode ser acompanhada pelo canal do YouTube da Associação de Proprietários, Artistas e Escolas de Circo do Ceará (Apaece) e do Cineteatro São Luiz e terá intérpretes de libras . Foto: Lili Rodrigues
Dia 13.03
“O Circo de Uma Mulher Só”
Com Mayara Maria
Palhaça: Florida Pereba
Sinopse – “O Circo de Uma Mulher Só” gira em torno da palhaça Florida Pereba que cansada do seu papel de “Partner” e nada satisfeita em estar sempre à sombra do universo masculino das estrelas do circo, parte em busca de realizar seu sonho: ter seu próprio espetáculo.
Duração: 35 minutos
Classificação Etária: Livre
“Isso é Grolesco”
Com Rayane Mendes Santos Lupita Mexicana
Palhaça: Lupita Mexicana
Sinopse – Sras. e Sres.! descruzem as cuecas, joguem as braguilhas, depilem a boca a abram as virilhas pois é chegado a hora do show! Lupita, a palhaça mais sensual da história, realiza seu primeiro burlesco, deixando os homens de cabeça dura, um pouco mais sensíveis ao toque feminino.
Duração: 5 minutos
Classificação Etária: Livre
Dia 14.03
“Madame Tramelus”
Com Aline Campêlo / K’Os Coletivo
Palhaça: Tramelus
Sinopse – Como você se vê no futuro? Você gostaria de saber o que vai acontecer com você daqui a um, dez, vinte ou trinta anos? A cada ano você vai perceber que se passaram 12 meses! Madame Tramelus mostrará o seu futuro como você nunca viu… Ela, a Rainha do saber… Aquela que tudo sabe e tudo vê! Aquela que vê presente, passado e futuro! Linda e ágil com as coisas… é Madame Tramelus! Prepare-se que o seu futuro… ele ainda vai vir!
Duração: 15 minutos
Classificação Etária: Livre
“Número 1”
Com Paula Jordana Gomes do Nascimento
Palhaça: Jó
Sinopse Usando elementos cotidianos e de maneira nada convencional, Jordana Nascimento experimenta por meio da palhaçaria, seu NÚMERO UM. Propõe um jogo de ações que trazem essa mistura de comicidade e crítica, levando a um questionamento sobre as imposições que nos fazem desde sempre.
Duração: 15 minutos
Classificação Etária: Livre
20.03
“Só um ‘cochilim’”
Com Angélica Matos Gadelha Silva
Palhaça: Pituca
Sinopse – Rotina da palhaça Pituca ao se organizar para dormir, mas interferências extra cotidianas, ou não, acontecem no decorrer da noite tornando assim a sua simples tentativa de dormir em uma saga que perdura até o amanhecer.
Duração: 10 minutos
Classificação Etária: Livre
“Bufa Ludomira Silva”
Com Maruska de Sousa Ribeiro
Palhaça: Bufa Ludomira Silva
Sinopse – Ludomira traz em si toda força, brutalidade e nenhum pouco de medo para falar da mulher e da opressão sofrida pelo machismo. Sem pudor ela fala exibe tudo e ainda desafia qualquer homem espectador a entrar no jogo de cena, ela chega provocando e chamando a atenção para todos ficarem atentos e ouvir o que ela tem a dizer.
Duração: 20 minutos
Classificação Etária: Livre
Dia 27.03
“Piaf”
Com Radmila da Frota Cabral
Palhaça: Edith
Sinopse-Vinda da França diretamente para o Cine São Luiz, Edith prepara um belíssimo espetáculo, para o delírio de seu público
Duração: 10 minutos
Classificação Etária: Livre
“A vida com o cio das 5”
Com Coletivo Cio das 5
Coletivo de palhaças que nasceu no dia 8 de Maio de 2018, com o apoio da escola Porto Iracema das Artes, que neste mesmo ano lançou como temática as Poéticas do Feminino e pelo encontro na Academia do Riso: Formação Extensiva em Palhaçaria, onde se formaram suas integrantes e onde começaram a costurar seus desejos e inquietações como coletivo. No primeiro ano, fizemos diversas experimentações nas ruas de Fortaleza e estreamos em uma temporada no anexo Morro do Ouro do Teatro José de Alencar, chamada “Um Espetáculo Germinal” sob a direção de Carol Holanda. Atualmente, está em processo de montagem sob a direção de Júlia Sarmento e integra a produção da Rede de Comicidade Feminina do Ceará através do I Ciclo em Comicidade Feminina: A Palhaça em Jogo, projeto apoiado pelo VII Edital das Artes de Fortaleza – SECULTFOR.
Duração: 20 minutos
Classificação Etária: Livre
Dia 28.03
Espetáculo Sandwína, A mulher mais forte do mundo
Com Samia Bittencourt
Sinopse – Senhoras e senhores, excelentíssimo público, hoje, em plena praça pública, diante dos seus olhos incrédulos, vocês terão a honra e o prazer de testemunhar, de vislumbrar, de se arrepiar, diante da maior demonstração de força física que já pisou sobre a face da terra! Mais do que uma lenda, mais do que um mito. Com vocês, ‘A mulher mais forte do mundo’!
Duração: 50 minutos
Classificação Etária: Livre
