Mais uma música do novo álbum do cantor e compositor cearense Tiago Araripe vem à tona e chega às plataformas de streaming, com a participação especial da cantora Vânia Bastos. Vem acompanhada de um clipe com cenas captadas em 11 países pelo diretor e fotógrafo Augusto Pessoa. Foi inteiramente gravada à distância, na Itália (Roma), Portugal (Lisboa, Bombarral) e Brasil (São Paulo, Recife), com mixagem e masterização em Fortaleza.
“’Lugar ao Sol’ nasceu nesse prolongado estado de impermanência em que vivemos”, diz Tiago Araripe, cearense radicado em Portugal, autor do clássico disco “Cabelos de Sansão”, de 1982, época em que residia em São Paulo, e que também passou muitos anos em Recife, antes de se mudar para o velho continente, antes da pandemia. “Quando o bilhete de um voo não é garantia de embarque. Quando a vida requer uma parcela maior de fé, paciência, esperança e cuidado.”
“E haja força-tarefa interna para conter a ansiedade. Enquanto isso, penso que a grande viagem é viver o presente. Ver que, mesmo se o dia está nublado, o sol continua no seu lugar”, diz Tiago, sobre “Lugar ao sol”, canção que conquistou o 2o. lugar no Festival de Música de Fortaleza, em dezembro de 2020, na interpretação de Luiza Nobel, uma das grandes vozes da novíssima cena cearense. E que agora ganha clipe com a cantora paulistana Vânia Bastos, que Tiago conheceu nos tempos do Lira Paulistana, ponto de encontro de artistas, músicos e todos ligados ao que acontecia na cena cultural de São Paulo no início dos anos 80.
O palco principal era o Lira Paulistana. Na época, Vânia fazia com Tetê Espíndola os “backing vocals” nos shows de Arrigo Barnabé. “Foi uma alegria ter Vânia no álbum que eu gravava pelo Lira Paulistana”, lembra Tiago, citando o LP “Cabelos de Sansão”, que chegou a reunir 36 artistas e músicos. Muitos anos mais tarde, já em 2008, o disco ganharia reedição em CD, pelo selo Saravá Discos, de Zeca Baleiro, que também se tornou parceiro de composições de Tiago.
“Ao compartilhar a voz com Vânia Bastos no single ‘Lugar ao
sol’, é como se fizesse uma ponte no tempo e no espaço”, acrescenta Araripe. “Uma reverência ao Lira Paulistana, por tudo que representou para tantos artistas, inclusive a Vânia e eu.”
O clipe: poesia na travessia
O profissional escolhido para fazer o clipe de “Lugar ao sol” é o fotógrafo Augusto Pessoa, que em diversos países captou, com lentes de alta sensibilidade, cenas preciosas, muitas vezes desapercebidas aos olhares desavisados. Ele já havia colaborado com Tiago ao fotografar os bastidores das gravações do seu segundo álbum – “Baião de Nós” – com a participação de Zeca Baleiro.
“Imaginei haver, no seu vasto acervo coletado nos quatro cantos do mundo e por muitos anos, cenas casadas com precisão às imagens evocadas na letra da canção, num resultado capaz de encher os olhos e preencher corações”, destaca Tiago.
Augusto Pessoa, por sua vez, ressalta que “o processo de
caçar imagens para compor o clipe foi terapêutico e memorial”. “Pude voltar a Veneza, revisitar Praga, caminhar pelas ruas estreitas de um pequeno povoado peruano e desbravar territórios já guardados no baú de ontem”, reconstitui. “Esse exercício foi capaz de me fazer reparar naquilo que sempre esteve aqui e jamais deixará de estar: o agora, o amor, o sol e a cor”.
A música “Lugar ao sol”, nas vozes de Tiago Araripe e Vânia Abreu, tem arranjo e violão de Pablo Romeu, piano de Daniel Félix, mixagem e masterização pelo cearense Anfrísio Rocha, do estúdio Som do Mar. O clipe é assinado por Augusto Pessoa e está disponível no Youtube aqui.