Dia 23 de abril é uma data duplamente importante para os brasileiros. O Dia Nacional do Choro é comemorado neste dia e, não por acaso, é também aniversário de Pixinguinha, figura unânime da linguagem. É também dia de São Jorge. Celebrando a data, o grupo paulistano Choro da Quitanda homenageia o gênero por meio do projeto Prosa e Choro – encontros virtuais com personalidades do choro e, também, performances musicais. Os encontros irão até o dia 28 de abril, com veiculação diária e gratuita, e contarão com nove convidados e um episódio especial sobre os bastidores da Quitanda.
Formado por Tahyná Oliveira (flauta), Marcos de Sá (acordeon), Luca Frazão (violão 7 cordas), Gustavo Araújo (cavaquinho), Caio Batista (bandolim) e Caio Barbosa (pandeiro), o Choro da Quitanda iniciou suas atividades se reunindo em roda numa quitanda no centro de São Paulo. A roda migrou de espaço físico, mas a Quitanda se manteve no nome celebrando a origem do encontro. Nos últimos anos a trupe expandiu seu repertório para desenvolver uma nova roupagem, estabelecendo diálogos e conexões entre a tradição e a contemporaneidade.
Agora, uma nova etapa do trabalho do grupo se coloca: materializar em espetáculos musicais o resultado estético desenvolvido nesses anos de ensaios, investigações, estudos e aprendizados orais adquiridos nas rodas de choro. Para dar corpo ao projeto o Choro da Quitanda contou com o reconhecimento de importantes personalidades do meio, sendo presenteado com composições inéditas cedidas especialmente para o grupo. São compositoras e compositores que trazem a diversidade de abordagens que a Quitanda já vinha buscando.
Prosa e Choro
Prosa e Choro é um programa exibido no canal oficial da banda entre os dias 23 e 28 de abril, às 21h. Na série documental, os músicos mostrarão composições inéditas de grandes nomes da música instrumental brasileira: Toninho Ferragutti, Léa Freire, Luísa Mitre, Edmilson Capelupi, Zé Barbeiro, Daniela Spielmann, Wanessa Dourado, Antônio Rocha e Carol Panesi. Compositores que a cada dia serão convidados a bater um papo solto sobre música: trajetória, processos composicionais e tudo mais que der na telha. No episódio do dia 26, a Quitanda abre um parênteses e mostra seus bastidores, processos, entraves e êxitos.
Serviço
Prosa e Choro – Choro da Quitanda
Onde: https://www.youtube.com/channel/UCA003ThmYqvLsmWAOKvRKvA
Horário: 21h
Gratuito
23/04: Toninho Ferragutti e Luísa Mitre
24/04: Edmilson Capelupi
25/04: Carol Panesi e Zé Barbeiro
26/04: Bastidores da Quitanda
27/04: Daniela Spielmann e Antônio Rocha
28/04: Wanessa Dourado e Léa Freire
