No último dia 06 de maio, a favela do Jacarezinho foi alvo da operação mais da Polícia do Rio de Janeiro. O episódio repercutiu nacionalmente devido às mortes registradas por conta da operação. Foto: Divulgação
A plataforma Todesplay, exibe neste final de semana, “Jacarezinho, favela que me viu crescer”, que é uma forma de gritar pela liberdade dos moradores da favela do Jacaré. Os filmes fazem parte da curadoria do Coletivo Cafuné na Laje, coletivo que atua dentro da comunidade do Jacarezinho.
O Coletivo Cafuné na Laje é um movimento independente de arte-educação atuante no Rio de Janeiro, constituído de facilitadores que buscam otimizar o processo de aprendizado organizando estratégias autônomas de ensino. Utilizamos ferramentas artísticas, tendo o cinema e a fotografia como principais linguagens, com a finalidade de gerar reflexão crítica e estimular a preservação da memória atribuindo arte e tecnologia a esse processo orgânico de troca entre indivíduos.
A mostra contará com 4 filmes realizado por crianças da comunidade do Azul, que fica dentro do Jacarezinho, onde acontecem as oficinas de cinema do Cafuné na Laje, outro filme presente será o curta documentário, Favela que me viu crescer, o filme entrelaça suas narrativas e relações de afeto construídas ao longo tempo com o Jacarezinho, além do vídeo “Ato Contra a Chacina no Jacarezinho” gravado no último dia 07 de maio na comunidade do Jacaré.
Mostra de filmes – Jacarezinho, favela que me viu crescer, mostra a comunidade do Jacarezinho, com suas mais velhas e mais velhos, suas crianças, sua riqueza histórica.