A Escola Pública de Audiovisual da Vila das Artes exibe, ao longo do mês de junho, a mostra “Entre Rios”. A programação é inteiramente on-line e consiste em quatro sessões cineclubistas, com exibições de filmes seguidas por debates ao vivo transmitidos por meio do canal da Vila das Artes no YouTube. A curadoria dos filmes e a mediação dos debates é da pesquisadora e realizadora audiovisual Beatriz Tanabe.
A mostra se ambienta da reflexão sobre múltiplas narrativas cotidianas que resistem em locais próximos aos rios da região Norte do Brasil. “Trazemos um olhar de realizadores que pertencem à região e referenciam suas raízes em suas obras, na busca de ampliar o conhecimento sobre a pluralidade cinematográfica produzida por lá”, explica Beatriz.
A primeira sessão ocorre nesta terça-feira (08), às 17h, com a exibição de “Manaus Hot City”, de Rafael Ramos, e “Transamazonia” de Renata Taylor, Débora Mcdowell e Bea Morbach. Após os filmes, segue debate ao vivo com a psicóloga Emilly Fernandes e o arquiteto Ridimuim.
As demais sessões ocorrem sempre às quintas-feiras, no mesmo horário. A segunda sessão exibe “Mulheres Xavantes Coletoras de Sementes”, de Danielle Bertolini, “Awara Nane Putane – Uma História do Cipó”, de Sérgio de Carvalho, e “Quentura”, de Mari Corrêa. O debate em seguida traz como convidada a chef e pesquisadora da gastronomia paraense Marcella Cabral.
Na quinta-feira (17), os filmes são “Gabychella – Juruna”, de Adrianna Oliveira, e “As Filhas de Chiquita”, de Priscilla Brasil. O artista visual Ivan Feijó é o convidado do debate. A sessão de encerramento, no dia 24, exibe “Pranto Lunar”, de Dheik Praia, “Ribeirinhos do Asfalto”, de Jorane Castro, e “Maria”, de Elen Linth e Riane Nascimento. A diretora Jorane Castro é quem participa do debate.
A Vila das Artes é um equipamento cultural da Prefeitura de Fortaleza, administrado pela Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor) em parceria com o Instituto Cultural Iracema (ICI).
Telas Abertas
A mostra “Entre Rios” é a primeira oriunda da convocatória Telas Abertas 2021, que selecionou propostas de curadoria de mostra de filmes com temática livre para compor a programação do Cineclube da Vila das Artes durante o período de junho a dezembro de 2021. Das sete vagas preenchidas, quatro se destinaram a proponentes residentes em Fortaleza e três a residentes em outras localidades do País. Cada proposta de curadoria selecionada obteve cachê de R$ 1.000,00.
Serviço
Mostra “Entre Rios”
Sessão 1
Filmes: “Manaus Hot City” (13 min / 2020 / Dir.: Rafael Ramos); “Transamazonia” (75 min / 2019 / Dir.: Renata Taylor, Débora Mcdowell e Bea Morbach); Programação segue após os filmes com debate mediado pela curadora Beatriz Tanabe e participação da psicóloga Emilly Fernandes e do arquiteto Ridimuim
Data: Terça-feira (08/06)
Hora: 17h
Local: Canal da Vila das Artes no YouTube
Sessão 2
Filmes: “Mulheres Xavantes Coletoras de Sementes” (11 min / 2019 / Dir.: Danielle Bertolini); “Awara Nane Putane – Uma História do Cipó” (22 min / 2013 / Dir.: Sérgio de Carvalho); “Quentura” (36 min / 2018 / Dir.: Mari Corrêa); Programação segue após os filmes com debate mediado pela curadora Beatriz Tanabe e participação da chef Marcella Cabral
Data: Quinta-feira (10/06)
Hora: 17h
Local: Canal da Vila das Artes no YouTube
Sessão 3
Filmes: “Gabychella – Juruna” (4min / 2019 / Dir. Adrianna Oliveira); “As Filhas de Chiquita” (51min / 2006 / Dir. Priscilla Brasil); Programação segue após os filmes com debate mediado pela curadora Beatriz Tanabe e participação do artista visual Ivan Feijó
Data: Quinta-feira (17/06)
Hora: 17h
Local: Canal da Vila das Artes no YouTube
Sessão 4
Filmes: “Pranto Lunar” (11min / 2016 / Dir. Dheik Praia); “Ribeirinhos do Asfalto” (26min / 2011 / Dir. Jorane Castro); “Maria” (17min / 2017 / Dir. Elen Linth e Riane Nascimento); Programação segue após os filmes com debate mediado pela curadora Beatriz Tanabe e participação da diretora Jorane Castro
Data: Quinta-feira (24/06)
Hora: 17h
Local: Canal da Vila das Artes no YouTube