O Festival Make Music Day faz homenagem póstuma ao trombonista Raul de Souza. Considerado um dos maiores trombonistas do mundo e uma lenda do jazz, Raul de Souza e sua música foram um dos primeiros nomes a serem inseridos na programação do festival, que acontece nesta segunda-feira, dia 21 de junho. Com o falecimento de Raul, no domingo, 13, a live “Raul de Souza, suas histórias, sua música imortal” com músicos amigos do artista está mantida e ganha um significado especial. A apresentação acontece a partir das 19h, pelos canais https://www.facebook.com/joao.cuca e Instagram @saxomaniagrupo. Foto: Divulgação
Organizada pelo amigo e saxofonista João Cuca, a homenagem traz como convidados Glauco Solter, ex-baixista de Raul, Hector Costita e Arismar do Espírito Santo para um bate papo e apresentação de canções do trombonista, com as bandas Saxomania e Raul de Souza Quarteto.
Outras homenagens importantes acontecem durante o Festival Make Music Day. Em plena atividade, Milton Nascimento, o percussionista Robertinho Silva e João Donato também merecem espaço especial na programação. Às 20h, no canal do YouTube baterasbeatoficial, Dino Verdade coloca na tela de sua live centenas de músicos para tocar Bananeira, sucesso de João, Para Lennon e McCartney, sucesso de Milton, entre outras canções.
Toca Raul – Um homônimo também importante, Raul Seixas, é lembrado em mob musical com muitos participantes. Sob a coordenação do produtor e educador musical Rafael Bastos, “Tente outra Vez” é a musica tema do festival. O clipe, que promete emocionar em tempos tão difíceis, principalmente para os músicos, será levado ao ar às 21h no canal do youtube https://youtube.com/channel/UCBMGCoC5bvF8aKP0WXXi0ew
O Make Music Brasil será marcado por uma grande representatividade de vários ritmos e tendências. Serão cerca de 1.500 apresentações no Brasil, em 24horas de programação, que ocorre simultaneamente em mais de 120 países para marcar o Dia Mundial da Música.
“A cada ano o Brasil se consolida como o país mais forte nesse evento mundial, incluindo, esse ano, temas da diversidade, com apresentações de comunidades indígenas e de Ongs que congregam pessoas com necessidades especiais”, explica Daniel Neves, presidente da ANAFIMA – Associação Nacional da Indústria da Música, que promove o evento com apoio da Namm Foundation Americana.
Às 16h tem live “Cantos Fulniô”, que pode ser conferida pelo Instagram @alae.lso. A apresentação será do guerreiro TxáFulni-ô, junto com outros integrantes da sua tribo, trará canções na língua nativa para representar a cultura tradicional milenar do seu povo. A participação também será uma forma dos índios mostrarem as dificuldades que vêm enfrentando no período da pandemia. A tribo os Fulni-ô (Pernambuco) são guerreiros de Águas Belas, considerados o único grupo do Nordeste que conseguiu manter viva e ativa sua cultura, danças, sua própria língua – o Yathê, e seus rituais, como o Ouricuri, um ritual sagrado que só pertence a eles, onde só é permitida a entrada de seu povo.
No programa também terá a apresentação da “Potiguara da Aldeia Mãe”, às 10h, @pirarte_indigena na Baía de Traição (Paraíba). Será apresentado ritual Toré, uma forma de dança em círculo.
O grupo Novo Quilombo (Paraíba) apresenta o Coco de Roda, uma dança tradicional, que segundo a mestra Ana do Coco, veio dos navios negreiros, quando muitos africanos vieram escravizados para o Brasil. A apresentação será transmitida às 15h pelo instagram @coconovoquilombo
O Som dos Tambores
Percussionistas de todo Brasil se uniram para a programação “O Som dos Tambores”. As apresentações poderão ser conferidas, por estados, pelo Instagram @osomdostambor_oficial.
O Som dos Tambores é um movimento da percussão brasileira, que visa fomentar o mercado da percussão no Brasil e conectar percussionistas de todos os Estados.
É um projeto idealizado pelo, baterista, percussionista, compositor, cantor e produtor Caio Ignacio e tem como patrono o percussionista mundialmente reconhecido – Airto Moreira, ganhador do Grammy e premiado pelas revistas Down Beat e Modern Drummer, que foi homenageado durante todo o mês de agosto de 2020, por ocasião de seu aniversário. Os destaques da programação O Som dos Tambores ficam para Mimmo Ferreira, as 10h, percussionista e baterista, o artista intitula-se como pesquisador de sonoridades, variações rítmicas e étnicas. Também é conhecido por usar a arte para educar, seja em projetos sociais ou particulares, seus ensinamentos são fundamentados nos tambores afrogaúchos e sulamericanos, utilizados na cultura popular e folguedos regionais. Nino Alves e Jerimum de Olinda, de Pernambuco, dominam a programação às 21h. Dudu Campos, do grupo Kizambe que ganhou reconhecimento pelo experimentalismo e pesquisa de ritmos tradicionais se apresenta às 17h30. Às 18h a apresentação será de músicos do Distrito Federal. Às 19h, Étore Silva, o primeiro percussionista homenageado pelo OMB Brasil e do setor gospel do estado de São Paulo.
Programação Nacional
Entre os destaques de todo o Brasil estão o músico Mateus Aleluia Filho (@mateusaleluiarodrigues) que fará o pré-lançamento de seu EP “Sopro do Interior” e também trará performances musicais e poéticas do show “Canto para curar (2020)”. A live está marcada para as 17h. Natural da cidade de Cachoeira, na região do recôncavo baiano, Mateus Filho mostra a sua relação de amor com a música, que, aliás, é uma tradição familiar. Ele é filho do cantor e compositor Mateus Aleluia, veterano dos palcos e reconhecido por sua representatividade no universo musical.
Outros destaques são os cantores Edu Asaf e Zé Alexandre, vencedor do programa global The Voice + 2021 que lançam a inédita Dá-me A Ti, às 17h, no link https://youtube.com/c/EduASAF.
As outras apresentações podem ser conferidas na página no Make Music Brasil https://bit.ly/makemusicbr.
O Make Music Day é promovido no Brasil pela Anafima (Associação Brasileira da Indústria da Música), com o suporte global da NAMM Foundation. Na edição do ano passado, a programação local reuniu mais de 1.600 apresentações durante as 24 horas de evento, tornandoo país o recordista em número de eventos, que envolveram músicos de todas as idades e estilos, profissionais e amadores, para mostrar a importância da música na vida das pessoas.
