O Cable Factory Cultural Center, em Helsinque, na Finlândia, abre as portas nesta quinta-feira, 15 de julho para ser palco da 5ª edição da BELA – Bienal Europeia e Latino-Americana de Arte Contemporânea. O evento conta
com a participação de artistas brasileiros e finlandeses, além de outros europeus e latinos (Holanda, Itália, México e Argentina). Este ano tem como tema ‘A Natureza na Arte’, para falar sobre Sustentabilidade, evidenciando a importância destas obras como agentes de reflexão sobre a preservação ambiental, bem como das culturas e tradições. Com a curadoria do brasileiro Edson Cardoso, em parceria com o finlandês Jari Järnström. Foto: Divulgação
Os trabalhos apresentam estilos diferentes, contemporâneos, que promovem um diálogo cultural entre a arte europeia e a arte latino-americana, especialmente entre a brasileira e a nórdica, mostrando que a distância continental convive em um mesmo espaço, especialmente quando se fala de manifestações humanas em forma de arte.
“Para externalizar sentimentos precisamos ser. Para ser, precisamos do planeta. Para manter o planeta precisamos da sustentabilidade e da arte. A convivência entre o mundo da arte e da sustentabilidade são uma tendência da contemporaneidade, com a busca por estruturas estéticas que correspondam à reflexão sobre as mudanças sofridas pela natureza e estimuladas pela sociedade de consumo. A Bela Bienal tem por objetivo expor a importância destas obras como agentes de reflexão sobre a preservação ambiental, principalmente no Brasil”, explica Edson Cardoso.
A BELA Bienal, na Finlândia, vai até o dia 14 de agosto, quando viaja para o Brasil, onde será apresentada em diversos espaços culturais, aproveitando, inclusive, as belezas naturais do Rio de Janeiro. O tema dos trabalhos tem como objetivo mostrar o que está sendo produzido na arte contemporânea, tendo a natureza como base de criação. A exposição tem como público-alvo empresários, profissionais liberais, colecionadores, professores, estudantes e amantes das artes e da natureza.
No Brasil, a Bienal BELA terá início em 04 de novembro, no Centro Cultural Correios RJ e Niterói.