O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), autarquia federal vinculada à Secretaria Especial da Cultura (Secult) e ao Ministério do Turismo, promove oficina online, nesta quarta-feira (21), às 15h, para incentivar catarinenses a se inscreverem na 34ª edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade.
A oficina vai apresentar o edital ao público local, orientar como fazer a inscrição e tirar dúvidas. Os interessados em participar devem encaminhar e-mail para carla.cruz@iphan.gov.br.
As inscrições para edição 2021 estão abertas até 15 de agosto. Serão premiadas com o valor de R$ 20 mil dez iniciativas no âmbito do poder público, cooperativas e associações formalizadas, redes e coletivos não formalizados, pessoas físicas, microempreendedor individual e microempresa. Fundações e empresas privadas poderão concorrer à menção honrosa, segmento em que não há remuneração em espécie, mas confere certificação e selo do Prêmio Rodrigo 2021. Acesse aqui o edital e formulário de inscrição.
O Prêmio
Em 2021, o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade conta com uma categoria que vai destacar iniciativas realizadas e adaptadas ao contexto da pandemia. Outra mudança é a integração entre as dimensões do patrimônio material e imaterial em uma única categoria.
O nome do Prêmio é uma homenagem ao advogado, jornalista e escritor Rodrigo Melo Franco de Andrade, nascido em 1898, em Belo Horizonte (MG). Entre 1934 e 1945, período em que Gustavo Capanema era ministro da Educação, Rodrigo integrou o grupo formado por intelectuais e artistas herdeiros dos ideais da Semana de 1922, quando se tornou o maior responsável pela consolidação jurídica do tema Patrimônio Cultural no Brasil. Em 1937 esteve à frente da criação do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Sphan), atual Iphan, o qual presidiu por 30 anos.
Serviço
Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade 2021
Data: 21 de julho, às 15h
Inscrições: basta enviar e-mail para carla.cruz@iphan.gov.br.