As atividades de formação do VI Cine Jardim – Festival Latino-americano de Cinema de Belo Jardim já estão com inscrições abertas. Dividindo-se entre seis cursos remotos e dois presenciais na cidade de Belo Jardim, no interior pernambucano, as oficinas acontecem entre os dias 09 e 26 de agosto e serão conduzidas por profissionais reconhecidos no cenário do audiovisual brasileiro. Os interessados podem se inscrever gratuitamente no site oficial do festival até a semana anterior ao início das aulas de cada curso. Foto: Divulgação
O módulo Interpretação para Cinema de Terror será ministrado pela atriz Gilda Nomacce, que conversará com os alunos sobre histórias vividas em sets de filmagem e os potenciais criativos da atuação para o gênero cinematográfico. Já o realizador maranhense Lucas Sá será o responsável pelas aulas de Produção de Videoclipes Independentes, que abordará todas as etapas de realização de um vídeo musical, da pré-produção ao lançamento. Já o curso Cinema, Cineclube e Educação: Da Teoria às Práticas, ministrado pela professora cineclubista e produtora cultural Yanara Galvão, discutirá a história, a prática e a importância da organização de cineclubes.
Em Roteiro de Curta-metragem para Iniciantes, a cineasta Cíntia Domit Bittar apresentará métodos de escrita e criatividade para a formatação de um roteiro de cinema. A jornalista, montadora e diretora de projetos audiovisuais Thais Fernandes é a responsável pela oficina Se Organizar Direitinho, Todo Mundo Faz um Filme, que conversará sobre as ferramentas de organização e criação de projetos cinematográficos. Por fim, o curso Crítica de Cinema para Formação do Júri Jovem será ministrado pelo jornalista e crítico de cinema André Guerra, focado na análise dos elementos de linguagem fílmica de maneira acessível e abrangente.
A primeira oficina presencial é a de Vídeo Poema, ministrada por David Biriguy, que é poeta, músico, produtor cultural e cineasta de Belo Jardim (PE). O curso tem o objetivo de produzir uma obra audiovisual integrada à linguagem literária. Também presencial, a oficina Cinema de Guerrilha tem orientação do cineasta, roteirista, produtor e diretor de fotografia Lula Magalhães. As aulas discutirão as etapas de produção de um curta-metragem com baixo orçamento e de forma colaborativa.
Serviço
VI Cine Jardim – Festival Latino-americano de Cinema de Belo Jardim
De 09 a 28 de agosto
Programação e atividades gratuitas.
Onde assistir: Site Cine Jardim –www.cinejardim.com – e Plataforma Cardume – https://cardume.tv.br/ .
