Nesta sexta-feira, dia 01 de outubro, às 20h, no canal do YouTube da Casa das POC Produções Criativas, da Mercúrio Gestão, Produção e Ações Colaborativas e no da BrutaFlor Arte e Invenção, a Cia Dita realiza última atividade do projeto “Fortaleza”, com a apresentação do espetáculo homônimo e um papo com os integrantes da companhia sobre a idealização do projeto que é apoiado pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secultfor. Foto: Divulgação
Seguido da apresentação do espetáculo, a companhia, como forma de manter o caráter formativo do projeto e reafirmando a importância de tornar acessíveis os conteúdos artísticos para pesquisadores e interessados, lança um vídeo com integrantes da Cia Dita, com diálogos sobre trajetória, pesquisas, experienciações e referências que edificaram a realização deste espetáculo.
O projeto Fortaleza é um ato político, um projeto de dança/performance, de história, de arquitetura, de fotografia, de estudos da iconografia da capital cearense. É sobre tudo o que conseguimos construir dentro de cada um de nós para tornar possível a vida em um lugar tão ruidoso e áspero, assim, como em qualquer grande cidade do Brasil.
As nossas raízes indígenas, a influência da Belle Époque, a chacina do Curió, os tiros disparados na Praça da Gentilândia, o corpo periférico e marginal que oscila entre resistência e escassez de elementos básicos à vida em uma cidade bombardeada e em permanente estado de guerra.
Em quais momentos é possível olhar, pensar e viver a cidade, além das suas ruínas? Eis a pergunta fundamental do espetáculo que versa sobre a cidade, mas que, principalmente, pretende levar ao público reflexões sobre a relação que nossos corpos estabelecem com suas edificações, a construção de lugares e não-lugares pelo uso, ausência e/ou trânsito.
De acordo com os integrantes da Cia Dita, a intenção é que o projeto Fortaleza ponte para o entendimento da transitoriedade da memória e dos espaços transitórios, e para a importância dos sujeitos na construção dos espaços sociais, trazendo estas imagens ao público, sobre estes lugares e suas ausências. E quem sabe, deixar uma questão para reflexão: o que nós, passantes, deixamos e levamos dos lugares onde transitamos, da cidade que habitamos, e o que isso influencia no nosso cotidiano?
Serviço
Finalização das atividades virtuais do projeto “Fortaleza”
Dia: 01 de outubro, às 20h.
Mais informações: https://www.instagram.com/casadaspocprodutora/
Acesso gratuito
