Nos dias 01 e 02 de outubro, o projeto Letra Viva – III Festival da Poesia de Fortaleza, aconteceu na Livro Livre Curió Biblioteca Comunitária com uma programação literária com foco na poesia, com performances poéticas dos poetas Uirá dos Reis, Rômulo Silva, Laís Eutália, Samara PoetaX, Sivirino de Caju, Stefany Mendes, Má Dame, Tetê Macambira, Lucirene Façanha, Julie Oliveira.
Também apresentou o seminário “A Cena da Poesia no Contexto Cultural de Fortaleza”, com mediação de Talles Azigon e tendo como convidadas Laís Eutália (Barrosas) e Julie Oliveira (Cordel de Mulher), e promoveu os lançamentos de um webdocumentário sobre a cena poética de Fortaleza e de um ebook literário, com download grátis, destacando os poetas desta terceira edição do projeto. Ambos estão disponíveis no site www.poesiadefortaleza.com.br. A plataforma virtual que tem como objetivo organizar, promover e divulgar a produção poética da capital cearense, lançado, em 2019, por ocasião da segunda edição do Projeto).
Idealizado pelo produtor e gestor cultural cearense, Franciscus Galba, e pelo poeta, editor e produtor cultural cearense, Talles Azigon, Letra Viva – Festival da Poesia de Fortaleza teve sua estreia, em 2017, trazendo como proposta a criação de um ambiente inteiramente favorável e destinado à criação, fruição e difusão da literatura, nesse caso em específico da arte poética. Caracteriza-se como uma iniciativa cultural que visa valorizar, divulgar, promover e enfatizar a cena poética e poetas residentes na capital cearense, especialmente as/os que estejam em atividade e produzindo atualmente.
Letra Viva – III Festival da Poesia de Fortaleza é uma realização da Letra Viva Cultura Inteligente com a parceria da Livro Livre Curió Biblioteca Comunitária e da Editora Substânsia e apoio da Prefeitura de Fortaleza, através do VIII Edital das Artes de Fortaleza da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza – Secultfor.
