Inspirado em grandes lutadoras da modalidade que ficou famosa nos anos oitenta, o espetáculo “Raiow Rainhas” é uma ode à mulheres que fizeram história no circo brasileiro e tantas outras figuras excêntricas e potentes que tiveram suas trajetórias pouco valorizadas ou historicamente apagadas. Foto: Ricardo Avellar
Em outubro, o coletivo de palhaças Rainhas do Radiador realiza uma temporada especial de circulação do espetáculo “Raiow Rainhas” com apresentações para crianças e jovens do CEU São Rafael, CEU Curuçá, CEU Três Pontes, CEU Parque São Carlos e CEU Inácio Monteiro.
E para o grande público, nos dias 23 e 24 de outubro (sábado e domingo), às 16h, o grupo realiza apresentações on-line gratuitas no Facebook do Teatro Cacilda Becker , localizado na Lapa, em São Paulo.
E em 30 e 31 de outubro (sábado e domingo), às 16h, as apresentações serão no Facebook do Teatro João Caetano, localizado na Vila Mariana, São Paulo.
Com personagens extravagantes e inusitados e seus números de habilidades que exaltam a potência presente em todo ser humano, “Raiow Rainhas” subverte o que seria motivo de submissão, vergonha, exclusão, para que se tornem a potência máxima de um show criativo e muito divertido.
As protagonistas deste show espetacular são figuras excêntricas do circo consideradas fora dos padrões “normais”, como a Mulher Centopéia, uma cantora de ópera com muitos braços, e as trigêmeas SimSalaBim, que realizam truques de arrepiar os cabelos, como o da mulher cortada ao meio.
No anunciado e tão esperado número da Luta Livre, o palco se transforma em ringue para que as lutadoras “Diamante Negro, a Jóia Rara do Nilo”, “Princesinha Dourda” e “Miranda Caminhoneira, o terror das estradas”, disputem o Cinturão de Ouro Raiow Rainhas.
Unindo palhaçaria, música, mágica e técnicas circenses como as acrobacias de solo, portagem em dupla ou trios e luta livre, as Rainhas do Radiador trazem para o palco uma brincadeira com os antigos “Circos de Parque” com figuras pouco convencionais, atualizando o contexto para re-identificar os atuais “excluídos” e “rejeitados” da nossa sociedade.
Com direção de Geisa Helena, da Trupe Koscowisck, o espetáculo é inspirado em figuras que fizeram história no circo, porém nunca tiveram este lugar de importância devidamente reconhecido. É o caso das mulheres da Luta Livre, modalidade que ficou mundialmente conhecida nos anos oitenta por misturar encenação teatral, combate e circo, porém com pouca visibilidade para a versão feminina.
A ação faz parte do projeto Rainhas do Radiador contemplado na 5ª edição da Lei de Fomento ao Circo, da Secretaria de Cultura de São Paulo.
Mais informações: www.facebook.com/Rainhas-do-Radiador–
www.instagram.com/rainhasdoradiador/
Onde: Facebook do Teatro João Caetano
Serviço
Espetáculo Raiow Rainhas
Com Rainhas do Radiador
Agenda completa:
Data: 25 a 28 de outubro – Apresentações fechadas para crianças e jovens do CEU São Rafael, CEU Curuçá, CEU Três Pontes, CEU Inácio Monteiro e CEU Parque São Carlos.
Data: 23 e 24 de outubro (sábado e domingo) – Horário: 16h
Onde: Facebook do Teatro Cacilda Becker
Valor do Ingresso: Gratuito – Online
Data: 30 e 31 de outubro (sábado e domingo) – Horário: 16h
Valor do Ingresso: Gratuito – Online
