Saída encontrada para não deixar a efervescente programação cultural da Casa Museu Eva Klabin, em São Paulo, m ficar sem atrações durante a pandemia, os eventos online do espaço fizeram sucesso em 2021. E para fechar com chave de ouro as exibições musicais, o espaço brinda seu público com o espetáculo “Coletivo”, do PianOrquestra, que será transmitido neste sábado, 11, às 19h, pelo canal do Youtube do museu. Foto: Renato Mangolin
A proposta pioneira do PianOrquestra consiste na ousadia de dez mãos em um piano. O grupo está na ativa há mais de quinze anos e encanta plateias pelo Brasil e o mundo, sob a direção artística do músico Cláudio Dauelsberg.
“Coletivo” é um espetáculo que vive em constante transformação, tendo na atual formação Verónica Fernandes, Nathália Martins, Matheus Kern e Mako. “Esse novo trabalho inaugura uma experiência no conceito de Coletivo de Piano Brasileiro, com novas reflexões sobre a experiência de divisão do espaço, compartilhamento do teclado, soma de individualidades e virtuosismo”, explica Dauelsberg. Sua ideia é explorar as sonoridades do piano em todos os seus limites e extensões e, dessa forma, proporcionar uma experiência única do piano preparado e compartilhado. “O conceito do coletivo como superação da dicotomia do indivíduo”, segundo ele.
O repertório chama a atenção pelo ecletismo entre os artistas escolhidos. Obras de compositores brasileiros como Pixinguinha, Claudio Santoro e Villa-Lobos misturam-se aos sons da cena pop contemporânea mundial com Beatles, Queen e Michael Jackson. Também estão na lista os mineiros Milton Nascimento e Toninho Horta, com os quais o grupo guarda histórias. “O PianOrquestra gravou músicas deles com abordagens completamente inovadoras. Em “Cravo e Canela”, de Milton, fazem um funk dentro do piano; já em “Manuel, o Audaz”, de Toninho Horta, exploramos o piano como se fosse um violão, tocando suas 220 cordas com seis mãos”, conta o diretor.
Criado em 2003, o PianOrquestra destaca-se pela originalidade e pela qualidade musical. Seu trabalho envolve quatro pianistas, uma percussionista e um piano preparado. Com luvas, baquetas, palhetas de violão, fios de náilon, sandálias de borracha, peças de metal, madeira, tecido e plástico, o PianOrquestra explora infinitas possibilidades de timbres e sonoridades produzida pelo piano e transforma o instrumento em sua própria orquestra.
Em 2018, fizeram uma extensa turnê pela Europa, com apresentações memoráveis em teatros de sete países. Considerado um dos “10 Melhores Concertos do Ano” pelo jornal “O Globo”, o grupo recebeu, em 2016, a maior pontuação das três Américas para participar do showcase “Classical Next”, na Holanda.
Serviço
Concertos de Eva – PianOrquestra
Sábado, 11 de dezembro, às 19h
Exibição no canal da Casa Museu Eva Klabin no YouTube
Exibição gratuita com possibilidade de contribuição clique aqui.
