A Escola de Teatro O Camaleão é um projeto de oferecimento de cursos, oficinas e mini cursos totalmente gratuitos de Teatro na cidade de Icó, interior do Ceará, em especial para jovens e adolescentes de baixa renda e da rede pública de ensino. O projeto da Escola de Teatro surgiu após a experiência d’O Camaleão com as oficinas de Iniciação Teatral e o curso de Iniciação Teatral oferecidos através de uma parceria entre o SESC Iguatu e a Secretaria de Cultura de Icó com o grupo nos meses de outubro e novembro de 2021.
Foram mais de 40 alunos atendidos pelas ações formativas, que revelaram uma demanda ainda maior por uma ação continuada de formação. O Camaleão é um grupo voltado para atividades de criação, formação e produção artística e cultural, formado pelos artistas icoenses Abraão Lavor (ator e gestor) e Valéria Freiras (atriz e arte-educadora), que estiveram em terras mineiras para um período de formação na Universidade Federal de São João del-Rei (MG), onde o grupo foi fundado ainda em caráter de coletivo de alunos dos cursos de Teatro no ano de 2017. Ao retornaram para Icó (CE) no início de 2021, encontraram essa abertura e demanda para desenvolverem o projeto da Escola de Teatro, ainda que de maneira totalmente independente, sem apoio ou investimento financeiro de nenhuma instituição.
No ano de 2022, por meio de uma parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo de Icó, as aulas a Escola de Teatro d’O Camaleão acontecerão no Teatro Municipal da Ribeira dos Icós, o primeiro teatro do Ceará, buscando incentivar a popularização e a ocupação do espaço cultural e patrimônio histórico da cidade. A Escola de Teatro irá proporcionar as seguintes atividades: Ações Formativas – atividades de curta duração, como oficinas e minicursos, que tem o objetivo de promover um primeiro contato com o fazer teatral ou outras artes da cena. Curso Livre de Teatro – uma proposta de formação de caráter prático com duração de 1 ano, que propõe o desenvolvimento de aspectos relacionados ao fazer teatral como criatividade, desenvolvimento cognitivo e motor, expressão corporal, oralidade, observação e escuta, trabalho coletivo, improvisação e noções básicas de cena para o teatro.
Laboratórios de Criação – uma proposta de formação avançada e contínua, através de processos de montagem e apresentação de espetáculos. Cada laboratório terá duração de aproximadamente 6 meses, alternando entre aulas práticas, pesquisa de criação e processo de montagem e ensaio de um espetáculo teatral. As inscrições para as turmas de 2022 da escola seguem abertas até o dia 10 de janeiro e já somam mais de 70 potenciais inscritos, que passarão por um processo de seleção para as duas turmas do Curso Livre de Teatro e a turma piloto do Laboratório de Criação.
Para viabilizar as atividades da Escola de Teatro, bem como outros projetos do grupo, os artistas lançaram o recentemente o projeto CPAC – o Clube de Parceiros e Amigos do Camaleão, com objetivo inicial de atingir a meta de 100 membros inscritos, entre moradores e empresas da cidade e região, que através de doações simbólicas mensais assumem um compromisso coletivo de fomento à cultura, além de buscar aproximar o trabalho realizado pelo grupo da comunidade em geral. Inscrições da Escola de Teatro “O Camaleão”: