Além dos projetos de criação artística, ações de formação cumprem papel estratégico para o fomento da cultura em nosso Estado. Em fevereiro, o Centro Cultural Porto Dragão, instituição cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), realiza oficinas virtuais e gratuitas nas áreas de música e dança. As inscrições estão abertas através da plataforma Sympla.
Entre os dias 10 e 12 de fevereiro, das 19h às 21h, serão realizadas as masterclasses “Tambor e seus ritmos”, com o batuqueiro Marcello Santos, que há 36 anos estuda as tradições ancestrais de matriz africana. A oficina busca oferecer uma experiência única de transposição, de ritmo e de toques, além de uma imersão em um mundo de sons e histórias. Os encontros acontecerão via Zoom e as inscrições seguem até esta quarta-feira (9).
Já o curso “Vitalidades do movimento”, com a dançarina e artista audiovisual Rafaela Lima, acontece do dia 21 a 25 de fevereiro, e será dividido em dois turnos: pela manhã, de 9h às 11h e à tarde, das 14h às 16h. A atividade, que também acontece via Zoom, propõe exercícios de dança contemporânea com ênfase na ativação e consciência do corpo e da mente. As inscrições estão abertas até o dia 18 de fevereiro.
Ambos os projetos foram selecionados no Arte em Rede – Convocatória para seleção de projetos artísticos digitais, que faz parte de uma série de atividades que o Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura do Estado e sua Rede de Equipamentos, geridos pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), vêm realizando com o objetivo de promover e movimentar a criação, difusão e economia artística e cultural do Estado.
Serviço
Oficina “Tambor e seus ritmos”
Com Marcello Santos
De 10 a 12 de fevereiro, das 19h às 21h
Aulas via Zoom
Inscrições gratuitas em www.sympla.com.br/portodragao
Oficina “Vitalidades do movimento”
Com Rafaela Lima
De 21 a 25 de fevereiro, de 9h às 11h e das 14h às 16h
Aulas via Zoom
Inscrições gratuitas em www.sympla.com.br/portodragao
