O projeto artístico e sociocultural educativo “ReColhaArte”, realiza o espetáculo teatral infantil “Turminha da Coleta” com texto de Drycca Freitas, direção de Sidney Malveira, e atuação dos atores Lua Ramos, Patrick Castro e Robinson Aragão. A apresentação será neste domingo, 13 de março, às 17h, no Canal Palco de Paz, no YouTube. A sessão voltada conta com acessibilidade (Libras), além de ser disponibilizado um link para os alunos do Instituto de Ensino para os Surdos/Ensurdecidos de Fortaleza. O acesso é gratuito.
Agraciado com o Edital Aldir Blanc 2021 – Inciso III/Fortaleza, o projeto “ReColhaArte” oferece para o público infantil e suas famílias, uma programação gratuita de exibição da “Turminha da Coleta” no formato virtual.
De maneira lúdica e divertida, a peça contribui para a educação ambiental, das crianças, suas famílias e escolas, no que diz respeito à importância da reciclagem para sustentabilidade e equilíbrio do meio ambiente do planeta.
O ReColhaArte inicia-se com uma pergunta simples e complexa. O que seria do Homem sem o aporte da Natureza? É da Natureza que é tirada para a subsistência, o ar, a água, alimentos, além de materiais para a criação de tudo que rodeia as pessoas. Tudo é colocado em abundância pela “Mãe Natureza” e o que os seres humanos dispõem como devolução?
Com mais de 200 milhões de habitantes, o Brasil é tido como um dos países que mais gera resíduos sólidos. Em seu último relatório sobre o assunto, a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), afirmou que 29,5 milhões de toneladas de resíduos, 40,5% do total coletado foram despejados inadequadamente em lixões.
O espetáculo traz à tona a necessidade urgente de mudança de hábitos como um investimento no futuro das pessoas, para a construção de uma sociedade mais ética, responsável e comprometida com a Paz Ambiental.
Fomentado com recursos da Lei Aldir Blanc 14.017/2020 e suas alterações, por meio da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza, o projeto “ReColhaArte” contempla sessões da “Turminha da Coleta” em Associações/ONGs/Instituições que desenvolvem trabalhos com atendimento para crianças carentes em bairros com elevado índice de vulnerabilidade social, conforme o IDH.
