A cor na pintura de paisagem e sua relação com as garrafas de areia colorida produzidas no Ceará são temas fundamentais da pesquisa feita por Paula Siebra na produção de sua mais recente exposição, “Lembrança de algum lugar”. Com o objetivo de promover um maior conhecimento e valorização da arte e cultura popular, o Sobrado Dr. José Lourenço, realiza um bate-papo entre a pintora, a curadora da exposição e artistas da praia de Majorlândia sobre a história e as técnicas da ciclogravura. O encontro acontece neste sábado (23), a partir das 10h, no Café do Zé.
A artista Paula Siebra deixa claro sua inspiração pelas técnicas de composição e cromaticidade presentes na ciclogravura, além das histórias daqueles que a realizam na praia de Majorlândia, em Aracati. Para compartilhar suas experiências, são convidados os artistas Carlos Eduardo da Rocha Sousa (Dudui), Cosma Freitas, João Crisóstomo e Edgar Freitas, além da participação de Caroline Vieira, curadora da exposição. Na conversa, a pintora também conta detalhes de seu processo criativo a partir do trabalho dos ciclogravadores.
Em um movimento de aproximar as relações existentes entre arte e artesania, suas pinturas foram desenvolvidas a partir do estudo dos detalhes presentes nas garrafas que coletou em suas viagens ao litoral de Aracati, obras que também estão expostas na mostra. A exposição, por fim, busca não apenas proporcionar ao público de Fortaleza um momento de apreciação atenta, mas reconhecer e valorizar o trabalho artesanal das garrafinhas como objeto de arte.
Com curadoria de Carolina Vieira, a exposição “Lembrança de algum lugar” está em cartaz até o dia 7 de maio. O espaço fica aberto para visitação de terça a sexta, das 9h às 16h (acesso até as 15h30), e aos sábados, das 9h às 13h (acesso até as 12h30). A entrada é gratuita, mediante o uso de máscaras e apresentação do cartão de vacina atualizado no acesso.
Serviço
Café do Zé com Paula Siebra e artistas da praia de Majorlândia
Sábado (23/4), das 10h às 12h no Sobrado Dr. José Lourenço
Rua Major Facundo, 154, Centro
Participação: Paula Siebra, a curadora Caroline Vieira e artistas de Majorlândia (Carlos Eduardo da Rocha Sousa (Dudui), Cosma Freitas, João Crisóstomo e Edgar Freitas)
Exposição “Lembrança de algum lugar”
Curadoria de Carolina Vieira
Período de exposição: 02 de abril – 07 de maio
De terça a sexta de 9h às 16h (acesso até às 15h30) e sábado de 9h às 13h (acesso até as 12h30)
Gratuita e aberta ao público
Instagram @sobrado154
