O Canal Brasil exibe nesta quarta-feira, 25, uma mostra especial em memória ao cineasta Joaquim Pedro de Andrade, que completaria 90 anos neste dia. A programação especial tem início às 12h30 e vai contemplar cinco filmes dirigidos por ele que são considerados grandes clássicos do cinema nacional: “Garrincha – A Alegria do Povo” (1962), “O Padre e a Moça” (1966), “Os Inconfidentes” (1972), “Macunaíma” (1969) e “O Homem do Pau Brasil” (1981).
Joaquim Pedro de Andrade começou a se interessar por cinema no início da década de 50, quando cursava Física na Faculdade Nacional de Filosofia, no Rio de Janeiro. Na época, integrava o cineclube da universidade e ajudava a organizar debates e a realizar curtas em 16 milímetros. Entre os filmes que chegaram a ser finalizados, está o “Mendigo”, de 1963, dirigido por Joaquim Pedro e com Saulo Pereira no papel principal. Os anos se passaram e ele continuou atuando de forma intensa em diversos projetos cinematográficos, além de estudar cinema na França e na Inglaterra e de estagiar em Nova York ao lado dos irmãos Albert e David Maysles, pioneiros do Cinema Direto, nas décadas de 60 e 70.
Ao retornar para o Brasil, foi convidado pelo produtor Luiz Carlos Barreto para dirigir “Garrincha, Alegria do Povo”. Com montagem que misturava material de arquivo a imagens originais, o filme foi um marco do documentário brasileiro. Até o seu falecimento, em 1988, Joaquim Pedro marcou a sua presença no universo do audiovisual, fortalecendo a imagem do cinema, não só por aqui, mas também mundo afora.
Confira abaixo a programação completa:
Mostra Joaquim Pedro de Andrade
25 de maio, a partir de 12h30
12h30 — “Garrincha — A Alegria do Povo” (1962) (70´)
Classificação: 14 anos
Sinopse: Vida e carreira de um dos maiores jogadores brasileiros de todos os tempos e, para muitos, simplesmente “o maior”. No ano de produção, Garrincha estava no auge e seus dribles desconcertantes nas Copas do Mundo de 1958 e 1962 e no Botafogo FC foram levados às telas.
13h30 — “O Padre e a Moça” (1966) (90´)
Classificação: Livre
Sinopse: A chegada de um jovem padre (Paulo José) em uma pequena cidade de Minas Gerais causa comoção no dia a dia da vida local, principalmente após ele sentir atração por uma linda moça (Helena Ignêz) do local. O homem mais rico da cidade propõe a moça em casamento para separar os dois e satisfazer a população, mas o padre a moça acabam fugindo, fazendo com que essa paixão proibida logo se torne em um caso de amor desenfreado, até o momento em que o padre retorna a cidade.
15h — “Os Inconfidentes” (1972) (100´)
Classificação: 12 anos
Sinopse: Padres, poetas, políticos, militares e insatisfeitos em geral se unem e conspiram para libertar o Brasil dos portugueses no século XVIII. Algo dá errado. Preso, Tiradentes (José Wilker) é torturado e, enquanto os demais isentam-se de culpa, assume todos os seus atos. É condenado à morte, mas torna-se o principal nome da Inconfidência Mineira.
16h20 — “Macunaíma” (1969) (110´)
Classificação: 14 anos
Sinopse: Macunaíma é um herói preguiçoso, safado e sem nenhum caráter. Ele nasceu na selva e de preto, virou branco. Depois de adulto, deixa o sertão em companhia dos irmãos e vive aventuras na cidade. Macunaíma ama guerrilheiras e prostitutas, enfrenta vilões milionários, policiais e personagens de todos os tipos.
18h05 — “O Homem do Pau Brasil” (1981) (112´)
Classificação: 18 anos
Sinopse: Biografia de Oswald de Andrade (Flávio Galvão e Ítala Nandi), um dos principais nomes da Semana de Arte Moderna de 1922. Polêmico, mulherengo, criativo e estudioso, o escritor viaja pelo mundo acumulando ideias, confusões e amores.
