A apenas dois anos para a estreia do Breaking em Paris, o Red Bull BC One 2022, maior campeonato mundial da modalidade, está prestes a começar. A competição chega em Fortaleza neste sábado, 16, onde acontece a Cypher, que funciona como uma seletiva regional. Os interessados em participar devem se inscrever no site redbull.com/bcone-br ou por ordem de chegada no local da competição, no Centro Dragão do Mar, na Praia de Iracema, a partir das 09h. O evento é gratuito e aberto ao público.
Grande referência na cena, o cearense Till, presença confirmada na competição, foi campeão nacional em 2019 e representante do Brasil na etapa mundial que ocorreu na Índia. “Este tipo de evento proporciona mudança de vida pela visibilidade que fornece, e nos inspira a acolher mais jovens para essa linda cultura que é o hip hop”. Da Paraíba, a B-Girl Pekena faz parte da primeira convocação da Seleção Nacional do Breaking e também disputa em busca de uma vaga para a etapa nacional: “Todo ano o nível da competição aumenta, sei que terão batalhas difíceis e incríveis. O Brasil tem breakers com muita potência, e é uma das Cyphers mais esperadas mundialmente”, afirma ela.
Na capital cearense, os breakers serão avaliados por um júri composto por grandes referências na cena: Pelezinho, Aranha e Thaisinha. O evento já passou por Curitiba (PR) e agora segue para Brasília (DF) e São Paulo (SP) em busca dos melhores B-Boys e B-Girls do país. De cada Cypher sairão quatro vencedores, dois de cada categoria (feminina e masculina), que avançam à próxima fase: a Final Nacional, que reunirá 16 B-Boys e 16 B-Girls, em São Paulo, no dia 31 de julho, e que consagrará um B-Boy e uma B-Girl para representarem o Brasil na grande decisão, em Nova Iorque (EUA), berço do Hip Hop.
A competição funciona no formato 1×1, com duas a três entradas dos dançarinos em cada round. As apresentações levam de 30 segundos até 1 minuto, a depender da estratégia adotada pelo participante em cada um dos momentos. Para surpreender aos jurados, os artistas devem considerar em suas performances fatores como criatividade, originalidade, dinâmica, combinações de movimentos e musicalidade – que significa dançar em cima da ‘quebra’ da música, o que traduz o nome da modalidade.
Neste ano, o evento ainda conta com um ‘mini festival’ de celebração da cultura hip hop. Em São Paulo, paralelamente à Cypher e Final Nacional, acontece também o Red Bull BC One Camp, entre os dias 29 e 31 de julho. Com três dias de programações especiais, o público poderá vivenciar uma imersão ao mundo do breaking por meio de workshops, apresentações, oficinas de danças e batalhas de exibição, com grandes nomes nacionais e internacionais da modalidade.
Serviço
Red Bull BC One – Cypher Fortaleza
Local: Centro Dragão do Mar
Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema, Fortaleza – CE
Data: 16/07
Horário: a partir das 09h
Ingresso: Gratuito Inscrições: Previamente pelo site redbull.com/bcone-br ou por ordem de chegada no local do evento