A Fundação Nacional de Artes – Funarte, desde esta sexta-feira, 04 de novembro, conta escritório da Representação Regional Nordeste na Universidade Federal do Ceará (UFC). A Fundação também firma com a instituição de ensino superior o Programa de Confluência, Difusão, Inclusão e Fruição das Artes – Artes Capitais, por meio de um Plano de Trabalho do Termo de Execução Descentralizada. O programa tem um investimento previsto de R$ 500 mil e visa fortalecer as ações artísticas, educativas e de fomento relacionadas à música e às artes visuais.
O projeto inclui estudos técnicos de formação de profissionais e o incentivo à visitação de importantes espaços culturais do Ceará, como a Secretaria de Cultura da UFC; o Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (MAUC) e a Tapera das Artes. O plano prevê ainda o fortalecimento do turismo cultural no Corredor Cultural do Benfica e no Sítio Histórico de Aquiraz.
O programa Artes Capitais pretende oferecer para a sociedade e a comunidade acadêmica cearense um novo posicionamento para os equipamentos culturais citados, mediante um programa pedagógico consorciado. O projeto visa trazer, além da oportunidade de profissionalização de jovens estudantes e universitários, melhorias na acessibilidade, na inclusão social, no engajamento do público e na formação de plateia. Fomentar a economia local, por meio do fortalecimento do turismo histórico e cultural, também é uma das mais importantes ações do programa.
A Funarte fica responsável pelo acompanhamento da execução do projeto, enquanto a gestão será realizada pela Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC), sob a curadoria da Secretaria de Cultura da Universidade Federal do Ceará, no que diz respeito às ações no eixo das artes plásticas; e curadoria da Pró-Reitoria de Extensão para as ações relacionadas à música. Já a Tapera das Artes fica responsável pelas ações profissionalizantes de capacitação, com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Aquiraz, nas ações destinadas ao campo do turismo.
O presidente da Funarte Tamoio Athayde Marcondes celebra a abertura do escritório da Regional e as parcerias no Nordeste. “A Fundação Nacional de Artes tem o escopo de fomentar as artes em todo o Brasil e mantém um patrimônio considerável de teatros e espaços culturais no eixo Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte. Agora, a instituição está ampliando sua presença com ações mais permanentes, por meio de parcerias. Já temos duas parcerias no Nordeste: uma com a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e uma com a Universidade Federal do Ceará. A intenção é desenvolver as artes, de forma presencial e com caráter permanente, nacionalizando as políticas públicas da nossa Fundação”, explica Tamoio.