Com o tema “Comunidades Porvir”, a 4ª edição do Festival Internacional Imaginários Urbanos busca refletir sobre a performance como dispositivo de criação de comunidades porvir, a partir de processos de partilhas coletivas e de exercícios públicos de imaginações políticas para além dos regimes de poder estabelecidos. Parte da programação do evento, a Mostra de Performance Urbana teve início na segunda-feira (5) e segue até o dia 8 de dezembro, com a apresentação de trabalhos plurais de artistas cearenses.
A Mostra conta com curadoria de Eduardo Bruno e Marie Auip e reúne 9 performances ao todo, sendo elas “Carcaça” de Bárbara Matias, “risco_rua_risca” de Alice Dote, “Nova Safra, 2022” de Maria Macedo, “Icnitas” de Honório Félix e William Pereira Monte, “IR E SER – Sustentação e Desmanche” de Silvia Moura, “Terra Kariri” de Indja, “Can you see it?” de Val Souza, “Pessoas não binárias existem!” de Levi Banida e “Princesas também frequentam boteco” de Alessandra Flor Ferraz.
O Festival Imaginários vem se destacando no cenário nacional principalmente pelo olhar voltado para as relações da arte com a cidade, tanto no que diz respeito à forma quanto aos diálogos que propõe. Fortalecendo ainda mais sua presença, as performances da Mostra tomam conta de espaços diversos da cidade de Fortaleza, como ruas do Centro e do Benfica, a Casa do Barão de Camocim, a Praça da Estação, a Feira Popular Álvaro Weyne e o Mercado dos Pinhões.
Com o recurso do XII Edital de Incentivo às Artes da Secult CE, o evento também realizará a publicação de um livro com depoimentos e artigos dos artistas e pesquisadores participantes.
Já no Museu da Imagem do Som do Ceará, a Mostra de Videoperformance apresenta sua última sessão nesta terça-feira (6), com a exibição dos trabalhos “Pátria amada ou nossa bandeira sempre foi vermelho sangue” da Cia dxs terroristas, “Porta Bandeira do lembrar” de Thaís Iroko, “Negro” de Marcel Diogo e “Sinfonia do encontro – Primeiro ato” de Augusto Leal.
Confira a programação completa:
06/12 – terça-feira
Mostra de Performance
10h – “Nova Safra, 2022”, de Maria Macedo, na Casa do Barão de Camocim
16h – “Icnitas”, de Honório Félix e William Pereira Monte, na Praça da Estação
13h às 21h – Mostra de Videoperformance no MIS CE
07/12 – quarta-feira
Mostra de Performance
9h – “IR E SER – Sustentação e Desmanche”, de Silvia Moura, a partir da Rua Barão do Rio Branco
17h – “Terra Kariri”, de Indja
08/12 – quinta-feira
Mostra de Performance
9h30 – “Can you see it?”, de Val Souza, na Feira Popular Álvaro Weyne
18h30 – “Pessoas não binárias existem!”, de Levi Banida, no Benfica, com saída da Igreja da Av. Treze de Maio
22h – “Princesas também frequentam botecos”, de Alessandra Flor Ferraz, no Mercado dos Pinhões
- Programação sujeita a alterações
SERVIÇO
Mostra de Performance Urbana
De 5 a 8 de dezembro
4º Festival Internacional Imaginários Urbanos – Comunidades Porvir
De 29 de novembro a 9 de dezembro
Mais informações em @imaginarios_arte