A Semana Juventude Cultura Crítica é uma iniciativa autônoma organizada por integrantes do Comitê de Cultura de Maracanaú, um coletivo de artistas, produtoras(es) culturais, educadoras(es) que surgiu com o intuito fortalecer a Cultura e fomentar políticas culturais na cidade. Esse comitê é um núcleo representativo da sociedade civil disparado em assembleia oficial da Secretaria de Cultura e Turismo de Maracanaú, em agosto. A realização dessa assembleia foi resultado da pressão de agentes culturais interessadas(os) em criar o Sistema Municipal de Cultura, estudar a Lei Paulo Gustavo e reativar o Conselho Municipal de Cultura de Maracanaú. Como encaminhamento da assembleia foi criado esse Comitê na intenção de consolidar um grupo de trabalho para dialogar com a gestão municipal sobre esses e outros pontos relacionados à Cultura no município. O problema é que esse diálogo até o momento se mostra insipiente e boa parte das(os) trabalhadoras(as) da Cultura não identifica esforço algum da gestão para mudar esse cenário.
Então, alimentaram-se possíveis. A partir do desejo de fazer e viver a cultura de modo coletivo e reflexivo, a “Semana Juventude e Cultura Crítica Maracanaú” é pensada com um movimento de encontro entre cultura, educação e esportes de rua com a intenção de apresentar formas inovadoras de fazer e pensar a cultura na cidade. Buscando reunir a juventude, educadora(e)s e artistas da cidade em um diálogo crítico e propositivo, a Mostra propõe práticas culturais que se opõem à falta de políticas públicas para o setor, que contemplem tanto os anseios da juventude quanto os do(a)s agentes culturais, nem tampouco aos interesses da população, que fica sem alternativa de atividades de lazer e programações artísticas.
A programação da “Semana Crítica” é composta por ações educativas, apresentações artísticas e esportivas. Pensado para ser um evento descentralizado e acessível, as atividades acontecerão em diversos pontos da cidade: Associação de Moradores do Novo Maracanaú, praças públicas do Centro e dos Bairros Piratininga, Alto Alegre II e Jereissati II, e no auditório do Suprema (Sindicato dos Professores de Maracanaú). Ao longo de cinco dias (14 a 18/12), a programação contará com minicurso de produção cultural e comunicação; Oficinas voltadas para fazer artístico (origami, pilates, regulagem de instrumentos, boneca Abayomi); Seminário “Juventude e Emancipação” composto por mesas sobre educação, saúde, cultura, direitos humanos, diversidade, igualdade, trabalho, territorialidade; Apresentações artísticas; Atividades esportivas (futsal, futmesa, roda de capoeira, fitdance); e no último dia se conecta ao evento “Maraca Jam BMX Street”, em uma colaboração que promove atividades de esportes radicais como o BMX e o skate.
Toda a programação é gratuita e pode ser conferida no instagram: @comiteDeCulturaDeMaracanau. Inscrições nas atividades educativas e maiores informações, pelo telefone (85) 99621-9700.