Dia 25 de março é o Dia Municipal do Maracatu e, para celebrar a data, a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor), promove, a partir das 16h, o tradicional cortejo pelo calçadão da Praia de Iracema. Serão 14 agremiações partindo do Centro Cultural Belchior, em direção ao Estoril.
O momento tem o objetivo promover a valorização do Maracatu, que foi registrado como Patrimônio Imaterial de Fortaleza em 2016, e terá a participação dos maracatus: Solar, Rei do Congo, Nação Baoba, Nação Palmares, Obalomi, Vozes da África, Rei Zumbi, Nação Pici, Axé de Oxossi, Nação Iracema, Rei de Paus, Nação Fortaleza, Az de Ouro E Leão de Ouro.
Criado oficialmente pela Lei Municipal nº 5.927 de 1984, o Dia do Maracatu é comemorado no dia 25 de março, data em que se celebra também a libertação dos escravos no Ceará, em 1884. Por ser o primeiro estado a abolir a escravatura, quatro anos antes da Lei Áurea, o escritor José do Patrocínio batizou o Ceará como Terra da Luz.
Lançado no dia 25 de março de 2013, “Todo Dia 25 é Dia de Maracatu” é política cultural de apoio e disseminação desta tradição, com apresentações mensais de maracatus, em diversos pontos da cidade.
Serviço
Cortejo em comemoração do Dia do Maracatu
Data: 25/03 (sábado)
Horário: a partir das 16 horas.
Concentração a partir das 15h
Local: Centro Cultural Belchior
Rua dos Pacajus, 123 – Praia de Iracema
Chegada: Estoril
Rua dos Tabajaras, 397 – Praia de Iracema
Gratuito