A peça “No Coração da Lua”, apresentada pelo Ministério da Cultura e Grupo Marquise, deu início à sua circulação nesta quarta-feira, 29, no Teatro RioMar, em Fortaleza. As crianças da Rede Municipal de Ensino vão participar de forma totalmente gratuita. O espetáculo segue para Caucaia, onde se apresenta no Convento Irmãs Cordimarianas, nesta quinta-feira, dia 30. Em ambas as cidades o espetáculo acontece em duas sessões: às 9h e às 14h. Posteriormente, a peça segue para Aquiraz, Sobral e Natal (RN).
A circulação da peça é uma realização do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura e Lei de Incentivo à Cultura; patrocinado pelo Grupo Marquise, Marquise Ambiental, Ecofor, Ceará Cidadão/ Vapt Vupt; com apoio do Hotel Gran Marquise e Teatro RioMar; e produzido pelo Grupo Estação de Teatro e pela Bobox Produções. Além disso, conta com apoio da Prefeitura Municipal de Fortaleza, por meio das secretarias municipais de Urbanismo e Meio Ambiente; Conservação e Serviço Públicos; e Educação.
O espetáculo possui um conteúdo voltado para o público infantil e tem como objetivo tratar, de forma leve e lúdica, sobre um assunto de grande relevância: a saúde mental. Em cada cidade, terá dupla apresentação, além de uma ação formativa “As Histórias da Lua” – para professores, psicólogos e educadores – que também ajuda a refletir, com delicadeza, as questões de saúde mental na infância. Todas as ações serão inteiramente gratuitas e contarão com acessibilidade em libras e audiodescrição para pessoas com deficiência auditiva e visual.
“No coração da lua” conta a história da menina Luana que, apesar de muito alegre, um dia, sem nenhum motivo concreto ou aparente, acorda desmotivada, sem vontade de levantar, brincar ou comer. Mas, com a ajuda do seu grande amigo Juca, eles partem em uma jornada para descobrir as respostas e, no meio do caminho, descobrem valiosas lições.
“As crianças são a personificação da mensagem de cuidado com as gerações futuras que o Programa Ecocidadão, do Grupo Marquise, vem difundindo há mais de 20 anos. Transformar agora consciências e atitudes para preservação do meio ambiente, através de pessoas que cuidam de sua rua, seu bairro, sua cidade, que cuidam umas das outras.”, diz Vini Fernandes, gerente de Marketing e Inteligência Social – Grupo Marquise.
Em todos os espetáculos serão realizadas atividades complementares que levam para as crianças a mensagem de preservação do meio ambiente por meio do descarte correto de resíduos com jogos interativos e distribuição de material educativo. Além disso, tem o aplicativo em forma de game “Academia de Ecocidadãos”, em que pessoas de todas as idades poderão colocar em prática seus conhecimentos sobre sustentabilidade, aprender sobre cuidados com o meio ambiente e fazer a diferença no seu bairro e município.
Para Arlindo Bezerra, coordenador de produção, “a somatória de todas essas instituições e recursos públicos, por meio da Lei de Incentivo à Cultura e do Grupo Marquise, foram fundamentais para a garantia da circulação deste espetáculo e de sua estreia nos palcos. Sem a presença dessas instituições, a peça não teria saído do formato virtual. Agora temos uma obra cênica para a infância pronta para circular o país e conquistar outros territórios”, fala.
Programa Ecocidadão
O Programa Ecocidadão é direcionado para as comunidades de impacto direto de atividades do Grupo Marquise tanto no Ceará como em outros Estados onde a companhia está presente. Uma das premissas é provocar a sensibilização socioambiental nas gerações futuras, dessa forma, o programa fomenta a educação ambiental por meio de diversas atividades e ações, com a execução de um conjunto de realizações estratégicas para a correta destinação dos resíduos sólidos e a busca da consistência de um ciclo de sustentabilidade que envolve todos os agentes da sociedade.
Além da educação ambiental por meio de palestras, oficinas e jogos educativos, o Programa Ecocidadão realiza o incentivo a projetos de cultura, esporte, educação dentre outros, como: educação porta a porta, conscientização de grandes geradores, gari comunitário, projeto de arte urbana. Dessa forma, o programa proporciona o bem estar social e sentimento de pertencimento e fortalece a comunicação social, tratando com responsabilidade as demandas da sociedade e executando projetos que desenvolvam as potencialidades dessas comunidades.
FICHA TÉCNICA
Direção: Rogério Ferraz
Dramaturgia: Tonho Costa
Elenco: Maria Flor, Paulo Lima e Dudu Galvão
Cenografia: Rogério Ferraz e Irapuan Junior
Figurinos e Adereços: João Marcelino
Iluminação: Rogério Ferraz e Sandro Paixão
Coordenação de Produção e Produção Executiva: Arlindo Bezerra