A exposição “Dizer o Silêncio”, primeira individual da artista visual piauiense radicada no Ceará, Jane Batista, está em cartaz até o dia 09 de setembro, na Imagem Brasil Galeria, em Fortaleza. O acesso é gratuito.
“Dizer o Silêncio” traz 38 fotografias da série de autorretratos de Jane Batista iniciada em 2020, na sua casa-ateliê, também estúdio fotográfico. Um processo criativo, autodidata que utiliza, exclusivamente, o celular como ferramenta, tanto de captura como edição de imagem. A mostra tem curadoria de Aldonso Palácio, produção executiva e a expografia de Rafaela Leite. A impressão e revisão das imagens foram feitas por Gentil Barreira. Textos do catálogo e pesquisa, de Cecília Calaça.
A artista visual utiliza o próprio corpo revestido de objetos do cotidiano da comunidade de pescadores onde vive, no Bairro Serviluz, para fotografias de forte apelo estético e significado político, capaz de abrir espaço para uma voz inspiradora de resistência. Para a artista, essa forma de expressão é uma maneira de resistir ao silenciamento e superar os julgamentos que recaem sobre as vozes e os corpos femininos, negros e marginalizados. “Nós mulheres somos silenciadas, mas as mulheres negras são mais silenciadas”, reflete.
Serviço
Exposição Dizer o Silêncio, de Jane Batista
Local: Imagem Brasil Galeria
Endereço: Rua Rocha Lima, 1701 – Fortaleza, CE
Visitação: até 02 de setembro, de segunda a sexta-feira
Horário: de 9h às 12h30 e de 14h às 17h30
sábados: mediante agendamento
Informações: (85) 3261 0525 / imagembrasilgaleria@gmail.com
Acesso gratuito