A 8ª edição da Virada Cultural de Belo Horizonte, Minas Gerais, acontecerá neste final de semana – dias 19 e 20 de agosto. Mais uma vez, o público poderá aproveitar 24 horas ininterruptas de variada programação artística, com atrações gratuitas para todos os gostos, incluindo música, teatro, literatura, artes cênicas, intervenções urbanas e outras linguagens.
O Sesc em Minas é parceiro da Prefeitura de Belo Horizonte e do Instituto João Ayres na realização da Virada, que neste ano terá o mote “Centro de Todo Mundo”. O objetivo é valorizar a região central, aumentando as oportunidades de moradia, trabalho e lazer. Nesse contexto, a “Zona Cultural da Praça da Estação” será um espaço de destaque, onde estará o Palco Sesc. Nele se apresentarão algumas das principais atrações da Virada Cultural 2023.
No sábado, às 22h, a cantora paraense Gaby Amarantos, ícone da música pop brasileira com seu repertório ligado ao tecnobrega, convida a rapper mineira Paige para um show especial. No domingo, encerrando a programação, será a vez do Titãs, uma das principais bandas da história do rock nacional, mostrar ao público os clássicos que há décadas fazem sucesso.
O Palco Sesc ainda terá outras atrações a partir das 19h de sábado até a noite de domingo, celebrando a diversidade e a efervescência da cultura belo-horizontina. O pujante carnaval de rua de BH será representado por shows das bandas de alguns dos blocos mais populares da cidade, como o Funk You, o Asa de Banana e o Beiço do Wando.
O samba estará presente com a cantora Adriana Araujo, no sábado. No domingo à tarde, Mariana Nunes apresenta um show em homenagem a Rita Lee e Gal Costa. Para ampliar a diversidade de ritmos, a programação do Sesc ainda inclui Tutu com Tacacá, Baile do Serrão nas Quebradas e Quarteirão Eletrônico, que vai agitar a madrugada.
Além da música, outras atividades serão promovidas com intuito de valorizar a diversidade e fortalecer a conexão entre a população e a cidade. É o caso da Gaymada e da homenagem prestada à SLU (Superintendência de Limpeza Urbana), que completa 50 anos em 2023.
A gerente de Cultura do Sesc em Minas, Manuela Abdanur, destaca a capacidade da Virada Cultural de reforçar os laços entre o Centro da cidade e as artes: “O Centro de BH é um local de fluxo intenso no dia a dia. É muito especial proporcionar à população uma nova forma de interagir com esse espaço por meio dessa programação cultural. O Sesc faz parte do Centro de Belo Horizonte, com o Sesc Palladium, o Edifício-Sede e outras unidades ali localizadas, portanto é muito importante para nós essa parceria com a Prefeitura na realização da Virada, promovendo um palco com atrações de destaque na Praça da Estação”.
Confira abaixo a programação do Palco Sesc na Praça da Estação:
Sábado (19/8)
19h – Charanga Pop
19h40 – Adriana Araujo
21h20 – Tutu com Tacacá
22h – Gaby Amarantos convida Paige
23h30 – Dj Bya Circo
00h20 – Bloco Funk You
01h – Baile do Serrão nas Quebradas
02h – Trem na Virada
04h – Quarteirão Eletrônico
08h – Banda Bloco Asa de Banana
09h – Bloco Beiço do Wando
10h – SLU – Homenagem
11h – Império Serrão – Seu Vizinho
12h – Gaymada / Praia da Estação
13h – Gaymada / Praia da Estação
14h – Gaymada / Praia da Estação
15h – Dj Palomita
16h – Mariana Nunes – Lee e Gal
17h – Ablusadas
18h – Titãs
Serviço
Virada Cultural de Todo Mundo
Data: 19 e 20 de agosto
Horário: 19h às 19h – 24h
Locais: Praça da Estação – Rua Aarão Reis – Av. Andradas, 367 – Praça Rui Barbosa – Viaduto Rua da Bahia – Viaduto Santa Tereza – Rua Sapucaí – Parque Municipal – Teatro Francisco Nunes – Praça Sete – Rua Guaicurus – Museu da Moda – Edifício Central – SULA – Rua Tamoios – Assis Chateaubriand – Mercado das Flores – MIRA – SESC Palladium – Palácio das Artes – CCBB – Teatro Feluma.
Programação gratuita.
Mais informações: portalbelohorizonte.com.br/virada