O Museu da Imagem e do Som do Ceará abre neste sábado, dia 02 de setembro, a partir das 18h, a nova exposição “Cores que cantam, dragões que se devoram – o universo de Chico da Silva”, com curadoria do artista e professor Solon Ribeiro. A exposição apresentará a obra do pintor de forma inédita: uma projeção audiovisual na sala imersiva, dirigida pelo artista visual Valentino Kmentt, ocupando as quatro paredes e o piso da sala de forma dinâmica e criativa. Além da projeção imersiva, a exposição contará com uma interlocução com outras expressões artísticas e culturais, com instalação sonora, exibição de videoperformances e exposição de indumentárias artísticas assinadas por Sérgio Gurgel, Dami Cruz, Carll Souza e M. Dias Preto. A programação paralela prevê ainda a exibição de materiais raros e inéditos, palestras e apresentações artísticas. Todas as atividades serão gratuitas.
O universo imersivo de Chico da Silva
Realizada com o apoio da Pinacoteca do Ceará, a obra que ficará na sala imersiva festeja Chico da Silva com um mosaico de cores e sons. Dirigida pelo artista visual Valentino Kmentt, a imersão proporcionará ao visitante um mergulho no mundo singular e mágico da chamada Escola do Pirambu, que tinha como figura central o grande pintor Chico da Silva. A partir da incorporação e da releitura de elementos visuais característicos do grupo, no contexto da arte contemporânea e das tecnologias imersivas, a exposição celebra um dos maiores artistas que o Ceará viu surgir.
Evento de abertura
O evento de abertura da exposição acontece no sábado (02), a partir das 18h, na Praça do MIS. O momento, que é aberto ao público, terá início com as falas institucionais, e em seguida haverá a apresentação de quatro performances concebidas pelos artistas Sérgio Gurgel, Dami Cruz, Carll Souza e M. Dias Preto. Ao final, em forma de cortejo, os visitantes serão convidados a acompanhar o grupo de artistas para a sala imersiva, onde haverá a última performance e, logo depois, o início da projeção.
A partir do domingo 03, a exposição estará aberta para visitação nos dias e horários de funcionamento do Museu (quarta e quinta, de 10h às 18h, e de sexta a domingo, de 13h às 20h).
Exibição de “Chico da Silva” (1976), com a presença do diretor Pedro Jorge de Castro
Um dos momentos de maior destaque dentro da programação paralela à exposição será a exibição do filme “Chico da Silva”, documentário de curta-metragem em 35mm produzido em 1976. A direção é do cineasta Pedro Jorge de Castro, com direção de fotografia de Walter Carvalho. A obra ganhou o prêmio de Melhor Filme na categoria Artes Plásticas na I Mostra Nacional de Filme Documentário realizada em Curitiba em 1976. A exibição acontece no domingo (03), às 18h, na Praça do MIS. O diretor Pedro Jorge de Castro estará presente e conversará com o público após a exibição.
O documentário concentra-se nos depoimentos do próprio Chico da Silva, uma raridade considerando-se a escassez de registros sonoros e visuais disponíveis do artista. O resultado é uma obra que oferece uma perspectiva autêntica do artista e sua obra. O filme, que explora o cenário do bairro Pirambu em Fortaleza, não apenas capta a essência da obra de Chico da Silva, mas também oferece uma visão profunda de sua conexão com a comunidade e a cidade.
No contexto da inauguração da exposição ” Cores que cantam, dragões que se devoram: O universo de Chico da Silva” os negativos deste importante documentário foram generosamente doados pelo diretor Pedro Jorge ao Museu da Imagem e do Som do Ceará, que realizou em seu Laboratório de Preservação, Conservação e Digitalização um minucioso processo de restauração e digitalização em 4K.
Serviço
Museu da Imagem e do Som do Ceará
Endereço: Av. Barão de Studart, 410. Meireles.
Funcionamento:
Quarta e quinta: 10h às 18h, com acesso às exposições até 17h30.
Sexta a domingo: 13h às 20h, com acesso às exposições até 19h30.
Entrada: gratuita.
Abertura de “Cores que cantam, dragões que se devoram – o universo de Chico da Silva”
Data: 02/09 (sábado)
Horário: 18h
Local: Praça do MIS
Exibição de “Chico da Silva” (1976), com a presença do diretor Pedro Jorge de Castro
Data: 03/09 (domingo)
Horário: 18h
Local: Praça do MIS