O lançamento das publicações “Inúmeras” e “Um Corpo para Dandara”, de Levi Banida, acontece neste sábado, 14, às 16h, na Praça das Artes do Hub Cultural Porto Dragão .
Gratuito e aberto ao público, o evento contará ainda com uma roda de conversa com artistas integrantes da Banida Plataforma, coletivo de criação e produção em arte contemporânea. O lançamento faz parte da programação do Circuito Plataforma Cruz – artes visuais autocuradas enquanto capilarização trans, travesti e não binárias na cidade de Fortaleza.
“Um Corpo para Dandara” tem como figura central de memória Dandara Kettley e debate sobre um ciclo de performances iniciados em 2017 que denuncia o transextermínio e transepistemicídio no Ceará. Já “Inúmeras” busca elaborar e democratizar uma publicação de retratos de pessoas trans vivas, a fim de criar uma documentação histórica de suas existências. Além disso, trata de um acesso ao cenário crescente de corpos dissidentes que, dentro do Ceará e no Brasil, rotineiramente, criam novos tensionamentos com as estruturas normativas.
Segundo a autora, neste livro também é proposto “um panorama de ações trans/travestis/não-binárias, que são constantemente postadas nas páginas da Banida Plataforma no instagram, e um mapeamento de artistas trans, travestis e não-bináries do Ceará”.
As publicações serão disponibilizadas gratuitamente em formato de livro digital e audiolivro. Como estratégia de acessibilidade, este último conta com comentários que podem ser acessados por meio de QR Code.
“Inúmeras” é uma publicação aprovada no Edital Ceará da Cidadania e Diversidade Cultural, Área – Cultura LGBTQIA+, subcategoria Memória LGBTQIA+ e é apoiada pela Secretaria de Cultura do Ceará, por meio da Lei nº 18.012 de 1º de abril de 2022. E “Um Corpo para Dandara” é apoiada pelo XII Edital de Incentivo às Artes, categoria Performance, lançado pela Secretaria de Cultura de Fortaleza, em 2022, por meio da Lei n° 18.012 de 1° de abril de 2022.
Serviço
Lançamento dos livros “Inúmeras” e “Um Corpo para Dandara”, de Levi Banida
Dia 14 de outubro, às 16h
Na Praça das Artes – Hub Cultural Porto Dragão
Gratuito e aberto ao público
Exposição “A Primeira Galeria do Mundo”
Aberta para visitação até dia 31 de outubro
Na Praça das Artes – Hub Cultural Porto Dragão
Rua Boris, 90c – Centro
Gratuito e aberto ao público