A Cinemateca Brasileira está percorrendo o país com a mostra itinerante A Cinemateca É Brasileira, com o objetivo de estreitar os laços com instituições afins e apresentar parte da rica produção audiovisual brasileira, levando uma seleção de títulos importantes para a história do cinema brasileiro. Em Fortaleza, a mostra acontecerá de 14 a 22 de novembro e encerramento no dia 25 de novembro, numa parceria da instituição com o 33º Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema e o Cineteatro São Luiz, equipamento público da Secretaria da Cultura do Ceará, gerido pelo Instituto Dragão do Mar. O encerramento da mostra será na noite de abertura oficial do 33º Cine Ceará, dia 25 de novembro com a exibição do curta “Ilha das Flores” (1989), de Jorge Furtado e a presença da Diretora Geral da Cinemateca Brasileira, Maria Dora Mourão.
A mostra já passou por Curitiba, Belo Horizonte, Vitória, Vila Velha, Rio de Janeiro, Porto Alegre, João Pessoa e Recife e vai visitar espaços culturais e salas de Belém (PA), Brasília (DF), Brumadinho, Canaã dos Carajás (PA), Salvador (BA) e São Luís (MA).
Serviço
Mostra A Cinemateca É Brasileira
33º Cine Ceará – Cineteatro São Luiz
14 a 25 de novembro sexta-feira a quarta-feira
Rua Major Facundo, 500 Centro, Fortaleza – CE
Entrada gratuita
Retirada de ingresso para a sessões de cinema: uma hora antes do início de cada sessão
Programação
14 de novembro, terça-feira
14h – SÃO PAULO: A SINFONIA DA METRÓPOLE
Brasil (SP), 1929, 90 min, p&b, livre
Direção: Rodolfo Lustig e Adalberto Kemeny
Sinopse: A cidade de São Paulo no final da década de 20. Urbanismo, moda, esportes, monumentos públicos, industrialização, fatos históricos, expansão do café, educação, o burburinho do cotidiano.
16h30 – LIMITE
Brasil (RJ), 1931, p&b, 120 min, 12 anos
Direção: Mário Peixoto
Elenco: Olga Breno, Taciana Rei, Carmen Santos, Raul Schnoor, Brutu Pedreira, Mário Peixoto, Edgar Brazil
Sinopse: Duas mulheres e um homem estão à deriva num pequeno barco. Por meio de flashbacks, a história de cada um deles é contada. Enquanto suas narrativas pessoais ganham corpo, a situação dentro do barco se esfacela.
19h – CARNAVAL ATLÂNTIDA
Brasil (RJ), 1952, 92 min, p&b, 10 anos
Direção: José Carlos Burle
Elenco: Oscarito, Grande Otelo, Cyll Farney, Eliana, José Lewgoy, Colé, Renato Restier, Wilson Grey, Iracema Vitória, Carlos Alberto, Maria Antonieta Pons
Sinopse: Xenofontes, um sisudo professor de mitologia grega, é contratado pelo produtor Cecílio B. de Milho como consultor da adaptação do clássico Helena de Troia para o cinema. Ao mesmo tempo, dois empregados do estúdio, que trabalham como faxineiros, sonham em transformar o épico grego numa comédia carnavalesca.
15 de novembro, quarta-feira
14h – O CANGACEIRO
Brasil (RJ), 1953, p&b, 94 min, 10 anos
Direção: Lima Barreto
Elenco: Alberto Ruschel, Marisa Prado, Milton Ribeiro, Vanja Orico, Ricardo Campos, Adoniran Barbosa, Neusa Veras, Zé do Norte, Nicolau Sala
Sinopse: O bando de cangaceiros do capitão Gaudino semeia o terror pela caatinga nordestina. Num de seus ataques ele rapta a professora Olívia, mas ele e seu braço direito, o valente Teodoro, ficam atraídos pela bonita cativa e a discórdia se instaura no bando.
16h – O PAGADOR DE PROMESSAS
Brasil (SP), 1962, 96 min, p&b, livre
Direção: Anselmo Duarte
Produção: Oswaldo Massaini
Elenco: Leonardo Vilar, Glória Menezes, Dionísio Azevedo, Geraldo del Rey, Roberto Ferreira, Norma Bengell
Sinopse: Quando seu burro é atingido por um raio, Zé do Burro faz uma promessa a Santa Bárbara que o leva a uma jornada que irá mudar sua vida completamente.
19h – BACURAU
Brasil / França, 2019, 133 min, cor, 16 anos
Direção: Kleber Mendonça Filho, Juliano Dornelles
Elenco: Sonia Braga, Udo Kier, Bárbara Colen, Thomás Aquino, Silvero Pereira, Wilson Rabelo, Carlos Francisco, Karine Teles
Sinopse: Num futuro próximo, o povoado de Bacurau some misteriosamente do mapa. Depois de uma série de assassinatos inexplicáveis, os moradores da cidade tentam reagir. Mas como se defender de um inimigo desconhecido e implacável?
16 de novembro, quinta-feira
16h30 – JECA TATU
Brasil (SP), 1959, 90 min, p&b, 12 anos
Direção: Milton Amaral
Elenco: Amácio Mazzaropi, Geny Prado, Roberto Duval, Nicolau Guzzardi, Nena Viana, Marlene França, Francisco de Souza, Miriam Rony
Sinopse: Jeca Tatu, um homem simples e preguiçoso, encontra um aliado inesperado quando suas terras são ameaçadas pelo seu vizinho, o ambicioso agricultor Giovanni.
19h – À MEIA-NOITE LEVAREI SUA ALMA
Brasil (SP), 1964, 81 min, p&b, 16 anos
Direção: José Mojica Marins
Elenco: José Mojica Marins, Laercio Laurelli, Magda Mei, Nivaldo de Lima, Valéria Vasquez, Ilídio Martins, Arildo Iruam, Eucaris de Morais, Genê Carvalho, Vânia Rangel
Sinopse: O cruel e sádico coveiro Zé do Caixão é obcecado por gerar o filho perfeito, que possa lhe dar a continuidade de seu sangue. Sua esposa não pode engravidar e ele acredita que a namorada de seu amigo seja a mulher que procura.
17 de novembro, sexta-feira
16h30 – O BANDIDO DA LUZ VERMELHA
Brasil (SP), 1968, 92 min, p&b, 16 anos
Direção: Rogério Sganzerla
Elenco: Paulo Villaça, Luiz Linhares, Helena Ignez, Pagano Sobrinho, Roberto Luna, José Marinho, Ezequiel Neves, Sérgio Mamberti, Renato Consorte
Sinopse: Um marginal paulista coloca a população em polvorosa e desafia a polícia ao cometer crimes requintados, ao mesmo tempo em que se apaixona pela provocante Janete Jane, famosa em toda a Boca do Lixo.
19h – MACUNAÍMA
Brasil (RJ), 1969, 108 min, cor, 12 anos
Direção: Joaquim Pedro de Andrade
Elenco: Grande Otelo, Paulo José, Jardel Filho, Milton Gonçalves, Dina Sfat, Rodolfo Arena, Joana Fomm, Maria do Rosário
Sinopse: Macunaíma, o “herói sem nenhum caráter”, vive diversas aventuras acompanhado de seus irmãos, se apaixonando e enfrentando vilões em seu caminho zombeteiro.
18 de novembro, sábado
10h – A HORA DA ESTRELA
Brasil, 1985, cor, 96min, 12 anos
Direção: Suzana Amaral
Elenco: Marcélia Cartaxo, José Dumont, Fernanda Montenegro
Sinopse: Macabéa, uma imigrante nordestina, divide um quarto miserável com outras três mulheres em São Paulo. Sem ambições, ela trabalha como datilógrafa em uma pequena firma, e a única motivação que a anima na vida é o desejo de ter um namorado. Um dia ela conhece Olímpico, um operário metalúrgico com quem inicia namoro, mas tudo muda quando a colega dela, Glória, decide consultar uma cartomante.
14h – DEUS E O DIABO NA TERRA DO SOL
Brasil (RJ/BA), 1964, 118 min, p&b, 14 anos
Direção: Glauber Rocha
Elenco: Geraldo del Rey, Yoná Magalhães, Othon Bastos, Maurício do Valle, Lídio Silva, Sônia dos Humildes, Marrom, Antônio Pinto, João Gama, Milton Roda
Sinopse: O vaqueiro Manuel mata seu chefe em uma disputa por partilha de gado. Enquanto fogem dos jagunços, ele e sua esposa, Rosa, encontram o beato Sebastião, que prega um catolicismo místico, Corisco, o diabo loiro, e Antônio das Mortes, um matador de aluguel a serviço da Igreja Católica e dos latifundiários da região.
16h30 – DONA FLOR E SEUS DOIS MARIDOS
Brasil (RJ), 1976, 118 min, cor, 16 anos
Direção: Bruno Barreto
Elenco: Sônia Braga, José Wilker, Mauro Mendonça, Nelson Xavier, Nelson Dantas, Rui Resende, Mário Gusmão, Haydil Linhares, Nilda Spencer, Arthur Costa Filho
Sinopse: Inconsolada pela morte repentina de seu divertido marido Vadinho e entediada com a estabilidade que seu novo esposo Teodoro oferece, Dona Flor chama tanto por Vadinho que ele aparece nu em sua cama. Agora, ela tem que decidir com qual marido quer ficar.
20 de novembro, segunda-feira
14h – CINCO VEZES FAVELA
Brasil (RJ), 1962, 99 min, p&b, 12 anos
Direção: Marcos Farias, Carlos Diegues, Miguel Borges, Joaquim Pedro de Andrade, Leon Hirszman
Elenco: Flávio Migliaccio, Waldir Onofre, Oduvaldo Viana Filho, Sadi Cabral
Sinopse: Cinco histórias sobre as possibilidades do desenvolvimento da consciência política na favela do Brasil dos anos 60.
16h30 – CIDADE DE DEUS
Brasil (RJ), 2002, 130 min, cor, 16 anos
Direção: Fernando Meirelles, Kátia Lund
Elenco: Alexandre Rodrigues, Douglas Silva, Alice Braga, Michel Gomes, Jonathan Haagensen, Matheus Nachtergaele, Seu Jorge, Renato de Souza, Roberta Rodrigues, Babu Santana
Sinopse: O crescimento do conjunto habitacional de Cidade de Deus entre o fim dos anos 60 e o começo dos anos 80, pelo olhar de dois jovens da comunidade: Buscapé, que sonha em ser fotógrafo, e Dadinho, que se torna um dos maiores traficantes do Rio de Janeiro. Quando estoura a guerra na comunidade, Buscapé registra a violência com sua primeira câmera profissional.
19h – MARTE UM
Brasil, 2022, cor, 115min, 16 anos
Direção: Gabriel Martins
Elenco: Rejane Faria, Carlos Francisco, Camilla Damião, Cícero Lucas, Ana Hilário, Russo APR, Dircinha Macedo, Tokinho e Juan Pablo Sorrin
Sinopse: Os Martins, família negra de classe média baixa, seguem a vida entre seus compromissos do dia-a-dia e seus desejos e expectativas, mesmo com a tensão de um governo conservador que acaba de assumir o poder no país. Em meio a esse cotidiano, Tércia cuida da casa enquanto passa por crises de angústia, Wellington quer ver o filho virar jogador de futebol profissional, Eunice tem um novo amor e o pequeno Deivinho sonha em colonizar Marte.
21 de novembro, terça-feira
16h30 – CABRA MARCADO PARA MORRER
Brasil (RJ), 1984, 119 min, cor/p&b, 12 anos
Direção: Eduardo Coutinho
Elenco: Eduardo Coutinho, Elizabete Altino Teixeira, João Virgílio Silva, José Daniel do Nascimento, João José do Nascimento, Cícero Anastácio da Silva, Braz Francisco da Silva, Severino Coutinho
Sinopse: As filmagens sobre a vida do líder da Liga Camponesa de Sapé (PB), João Pedro Teixeira, assassinado em 1962, são interrompidas pelo golpe militar em 1964. Dezessete anos depois, o diretor Eduardo Coutinho retoma o projeto, e as personagens do filme interrompido se tornam protagonistas.
19h – CENTRAL DO BRASIL
Brasil (RJ), 1998, 112 min, cor, 10 anos
Direção: Walter Salles
Elenco: Fernanda Montenegro, Vinícius de Oliveira, Marília Pêra, Othon Bastos, Matheus Nachtergaele, Caio Junqueira, Otávio Augusto, Stella Freitas, Soia Lira, Harildo Deda, Berto Filho
Sinopse: Dora escreve cartas para os analfabetos na estação de trens Central do Brasil, no Rio de Janeiro por uma pequena quantia. A inesperada morte de uma de suas clientes sela o encontro de Dora e o menino Josué, que terão seus destinos entrelaçados numa viagem por um Brasil despojado e duro.
25 de novembro, sábado
19h45 – ILHA DAS FLORES
Brasil (RS), 1989, 13 min, cor, 10 anos
Direção: Jorge Furtado
Elenco: Paulo José, Ciça Reckziegel, Douglas Trainini, Júlia Barth, Igor Costa, Irene Schmidt, Gosei Kitajima, Takehiro Suzuki, Luciane Azevedo
Sinopse: Um tomate é plantado, colhido, transportado e colocado à venda num supermercado, mas apodrece e acaba no lixo. Acaba? Não. Ilha das Flores segue-o até seu verdadeiro final, entre animais, lixo, mulheres e crianças. E então fica clara a diferença que existe entre tomates, porcos e seres humanos.