O projeto “Mestres da cultura, janelas para a história da cultura cearense” consiste na realização de vivências entre os mestres da cultura cearense e alunos da rede pública de ensino, no intuito de promover rodadas de saberes, transmitindo aos alunos um pouco da história de vida e trajetória na tradição popular. É uma forma de ensinar a história do Ceará, por meio das memórias e vivências destes mestres, que guardam um rico legado da nossa cultura.
O projeto tendo como pano de fundo e material pedagógico, o documentário Mestres da Cultura Cearense, a tradição das tradições, da pesquisadora e roteirista Paula Silveira, que aborda diversas tipologias da tradição popular e serve de rico acervo de pesquisa. É também uma forma de despertar nestes jovens o interesse pela nossa cultura popular tradicional, possibilitando que tenham acesso às nossas raízes, favorecendo a transmissão destes conhecimentos e salvaguarda dessas tradições.
A ideia de realizar esse projeto partiu, inicialmente, do amor ao trabalho desses Tesouros Vivos da Cultura Cearense, que pelo seu legado cultural e seus conhecimentos, são reconhecidos Mestres da Cultura. Uma grande preocupação, sobretudo nestes tempos modernos, voláteis e líquidos, onde a cultura tem sido cada vez mais descartável, é que o acervo vivo que os mestres guardam dentro de si, possam ser compartilhados de forma a difundir a mais pessoas e torná-los mais acessíveis.
O projeto já está em fase de articulação. As vivências e oficinas serão realizadas nos primeiros dias de janeiro, em equipamentos sociais e/ou culturais dos bairros Mondubim, Jardim Iracema e Padre Andrade, onde crianças e jovens participarão de vivências com os mestres da cultura, seguida de oficina artística ministradas por arte educadores e/ou integrantes dos grupos de tradição dos mestres.
Os equipamentos culturais ou sociais serão escolhidas de acordo com os bairros, prioritariamente com baixos índices de desenvolvimento humano, como forma de promover o acesso a estes jovens de comunidades periféricas. As atividades serão registradas, para que possam dar corpo a uma publicação em vídeo e uma cartilha reunindo os conteúdos vivenciados no projeto.
O projeto é uma realização do Atelier do Imaginário Produção Cultural e do Coletivo Das 3 e conta com apoio da Secretaria da Cultura de Fortaleza, por meio do IX Edital das Artes de Fortaleza.