O Festival Internacional de Folclore do Ceará (FIFOLC) comemora este ano, 10 anos de fomento ao folclore e à cultura popular. Chegando em sua 10ª edição, o Festival fará uma série de ações para comemorar esse marco, afinal, são 10 anos de difusão, apoio, projeção do folclore e da cultura popular de todo o país e do mundo. A primeira destas atividades será a exposição fotográfica “Festival Internacional de Folclore do Ceará – folclore, cultura e tradição”, que será lançada nesta quarta-feira, dia 13 de dezembro, no Centro Cultural Belchior (CCBel), às 18h, com acesso gratuito.
A exposição busca dar visibilidade aos registros fotográficos e audiovisuais, captados por diversos fotógrafos e cinegrafistas, durante essa década, além de materiais e entrevistas realizadas para enriquecer a experiência do espectador acerca das 10 edições. Pensada mediante um recorte de todas as atividades desenvolvidas nesse período e grupos que se apresentaram nestas 10 edições, foi construído um acervo riquíssimo de mais de 15 mil fotos que serão selecionadas para comporem a exposição.
A programação reunirá todos os grupos homenageados nas 09 edições do festival em um coquetel de boas-vindas, apresentação folclórica com o Pastoril Pirambu, do Instituto Cai Cai Balão, e exibição do documentário “Pastoril da Mestra Mariinha da Ló: História e Memórias do nosso Patrimônio”.
Apesar das apresentações dos grupos folclóricos do Ceará, nacionais e internacionais não acontecerem este ano, como nas edições anteriores, a organização do FIFOLC planeja diversas atividades para comemorar esses 10 anos, com previsão de serem realizadas até o primeiro semestre de 2024. Ao longo de uma década, o Festival Internacional de Folclore do Ceará, juntou cerca de 4.000 artistas de diversas regiões e diversos países, 150 grupos de projeção folclórica, 80 artesãos, 800 profissionais e um público aproximado de 40 mil pessoas.
O X Festival Internacional de Folclore do Ceará é uma promoção do Instituto União de Arte, Educação e Culturas Populares, com realização da Encena Produções em parceria com Instituto Iracema, Secretaria de Cultura de Fortaleza (SECULTFOR), Centro Cultural Belchior (CCBel) e Prefeitura Municipal de Fortaleza