O entorno do Cais do Porto, em Fortaleza, será palco do Festival Bike Arte Brasil, que chega na região do Grande Mucuripe para proporcionar à população atividades culturais gratuitas, com foco no tema da bicicleta, mobilidade urbana e direito à cidade. Foto: Divulgação
A programação, composta por coletivos de Fortaleza, conta com oficinas e workshops selecionados via edital, além de apresentações teatrais, performances, aulas de pedal, mecânica comunitária para conserto de bicicletas, pedalada com os coletivos Servilost, a galera do grau e BMX, roda de samba com Samba de Odé e Choro de Mulheres (vide programação completa abaixo).
Muito mais do que um Festival, o Bike Arte Brasil surge como um ato de resistência e reivindicação do direito à cidade para todas as pessoas, em um território devorado pela especulação imobiliária: o Grande Mucuripe. Gabriel Pig, artista visual e articulador comunitário do Grande Mucuripe e do Festival Bike Arte Fortaleza, ressalta a importância vital de ocupar esses espaços e reverter essa tendência de exclusão e marginalização: “A gente não consegue mais ver a cidade por conta da criação de uma série de prédios. Cada vez mais estão comendo o território pelas beiradas, por isso é tão importante ocuparmos esse espaço. Vamos fazer acontecer! Vamos levar intervenções artísticas e movimento à comunidade, a fim de que garantam o direito à moradia”.
“O objetivo do festival, que já percorreu São Paulo e Campinas, é valorizar a cultura local das periferias. Por essa razão, foram selecionados moradores ou pessoas com histórico de envolvimento no território do evento. Além disso, o festival busca promover uma maior conexão com o meio ambiente e com as ruas, e estimular reflexões sobre como tornar a cidade um lugar melhor para se viver”, explica Cadu Ronca, diretor do Instituto Aromeiazero, organização realizadora do Festival.
Em 12 edições, o projeto Bike Arte já realizou três festivais, reuniu ilustradores e grafiteiros, organizou dezenas de oficinas gratuitas e cerca de 30 shows para um público de 14 mil pessoas.
O Bike Arte Brasil é uma iniciativa do Instituto Aromeiazero, viabilizada pela Lei de Incentivo à Cultura via Ministério da Cultura e patrocínio da Rede, empresa de meios de pagamentos do Itaú Unibanco, WestRock e Ticket Log. Esta edição conta com o apoio da Prefeitura de Fortaleza e Richester.
Além de São Paulo, Campinas e Fortaleza, Blumenau/SC e Manaus/AM também receberão o evento.
Programação
24/2 – Sábado
13h-19h – Apresentador Diego Paula de Araujo (@acervomucuripe)
DJ Bugzinha (@bugzinha_)
Mecânica Comunitária, com Evanésio Cicloficina (@biemex_house)
14h-17h – Oficina Lambendo Memórias dos caminhos do Grande Mucuripe, com Crauá Coletiva Ambiental (@crauacoletivaambiental)
15h-18h – Oficina Cria e tinta, com Cunhã (@osimprovaveis085 e @leticiaoliveira085)
15h-19h >> Aulas de pedal, com Bike Anjo (@bikeanjofortaleza)
Bike sem Barreiras, com AMC e Uninassau
15h30-16h30 – Pedalada com Servilost + BMX e Grau (@servilost)
Saída: Farol Velho do Mucuripe + chegada: Av. Vicente de Castro, 2000
16h30-17h30 – Performance urbana “Laudos”: distribuição de mudas de plantas em bulas de remédios psiquiátricos (@banidaplataforma)
17h30-18h30 – Show Instrumental Erivan Produtos do Morro (@erivanprodutosdomorro)
18h30-19h30 – Batalha de rima, com Batalha do Mirante
Intervenções artísticas: Farol Encantado Convida: graffiti, com Berin, Spote, Dhiow e Batalha (@farolencantado, @berin.art, @ahhdindi, @art_alicebattle e @spote_ink)
25/2 – Domingo
13h-19h – Apresentador Diego Paula de Araujo (@acervomucuripe)
DJ Bugzinha (@bugzinha_)
Mecânica Comunitária, com Evanésio Cicloficina (@biemex_house)
13h-16h – Oficina de Monociclo, com Coletivo FusCirco (@fuscirco)
15h-16h – Pedalada com Servilost + BMX e Grau (@servilost)
Saída: Residencial Alto da Paz + chegada: Via de Pedestre Leste-Oeste 01
15h-19h – Aulas de pedal, com Bike Anjo (@bikeanjofortaleza)
16h-17h – Samba de Odé (@sambadeodeoficial)
17h-18h – Performance urbana com palhaçaria, com Grupo Garajal (@grupogarajal)
18h-19h – Roda de Choro de Mulheres, com Não Insistas, Rapariga (@naoinsistasrapariga)
Intervenções artísticas: Farol Encantado Convida: graffiti, com Berin, Spote, Dhiow e Batalha (@farolencantado, @berin.art, @ahhdindi, @art_alicebattle e @spote_ink)
Serviço
Bike Arte Brasil Fortaleza
Data: 24 e 25 de fevereiro
Horário: 13h às 19h
Praça da Vista (Praça Castelo Encantado)
Rua Manuel Dias Branco, S/N
Programação: www.aromeiazero.org.br/bikearte
Entrada livre e gratuita