Uma peça que se baseia nos traumas e no humor das relações familiares para convidar o público ao debate sobre o direito de escolha de pessoas com deficiência ou com transtorno do espectro autista (TEA). Essa é a premissa de Nosso Irmão, faz temporada de apresentações em Fortaleza neste final de semana, nos dias 8, 9 e 10 de março, no Teatro Brasil Tropical, marcando a retomada de grandes eventos pelo CENA, anteriormente conhecido como Circuito Cearense de Teatro. O espetáculo conta com o apoio institucional da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult-CE) e apoio cultural da Enel. Foto: Leekyung Kim
Escrito pelo espanhol Alejandro Melero, com direção de Dan Rosseto e atuações de Regiane Alves, Marina Elias e Bruno Ferian, Nosso Irmão conta a história do reencontro dos irmãos Teresa, Maria e Jacinto, após a morte de sua mãe. Na casa da família, onde a matriarca cuidava de Jacinto, que possui uma deficiência intelectual, as irmãs se envolvem em uma busca pelo testamento, que passa a fazer parte de um jogo de interesses em torno dos bens da família e da guarda do irmão. Ao longo do caminho, os três terão que se conhecer novamente enquanto enfrentam os fantasmas, os conflitos e os segredos de família.
“O jogo cênico criado a partir dos embates psicológicos entre os irmãos, faz do público o voyeur da história, observando as cenas de diferentes ângulos e captando variadas nuances do trio”, afirma o diretor Dan Rosseto.