O Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB Fortaleza) recebe até sexta-feira, 15, o “Nordeste Expandido: estratégias de (re)existir, reunindo seminário, exposição, performance e música, articulando o fazer artístico e as diversidades raciais, étnicas, de gênero e de território. Foto: Divulgação
Buscando um olhar mais direcionado às atividades desenvolvidas pela instituição quanto ao fortalecimento das cadeias produtivas da cultura, foi criado o Banco do Nordeste Cultural, que busca fortalecer a imagem do BNB como incentivador do setor por meio das ações desenvolvidas de forma integrada com os Centros Culturais presentes nas cidades de Fortaleza, Juazeiro do Norte e Sousa, os acervos artísticos, histórico e bibliográfico, além de projetos estruturados em parceria com instituições culturais, como o projeto Nordeste Expandido: estratégias de (Re) existir.
O Projeto viabilizou a aquisição de 216 obras de arte de 110 artistas originários de todos os estados da área de atuação do Banco do Nordeste, que inclui os nove estados da região nordeste mais o norte do Espírito Santo e de Minas Gerais. As capitais e a cidade de Montes Claros-MG receberam exposições apresentando essas novas aquisições, em parceria com curadores locais e indígenas, considerando a equidade de território, gênero, raça e etnia para a Coleção BNB. Todas as obras estão na exposição que segue até esta quarta-feira, 13, no CCBNB Fortaleza.
O Nordeste Expandido: estratégias de (re) existir, além das aquisições, exposições e seminários, abrange programas desenvolvidos pelo Banco do Nordeste Cultural , como o Projeto Ecossistema Musical. Na ação em questão, buscou-se fortalecer o elo da difusão da produção dos 11 estados pertencentes à área de atuação do Banco do Nordeste. Foram 27 pesquisadores experientes que trabalharam para apresentar uma leitura desse ecossistema, entregando uma parte do acúmulo de experimentações musicais de suas vidas.
Do xote ao metal, passando pelo samba, reggae, jazz, rap, axé, hip hop, piseiro, funk, e tantos outros estilos, essa coletânea que se encontra disponível nas plataformas Spotify, Deezer e Youtube conta com mais de 100 horas de música, demonstrando como a música do Nordeste expandido é rica e diversa, para além do “regional”, tantas vezes aplicado para resumir nossa produção.
E visando articular o Projeto Ecossistema Musical ao projeto Nordeste Expandido: estratégias de (re) existir, o Banco do Nordeste Cultural convidou novamente os três pesquisadores musicais cearense, Kelly Brown, Ravena Monte e Ivan Ferraro, que juntos criaram a playlist do Ceará, para montar a programação musical que integra o exposição e Seminário Nordeste Expandido: estratégias de (re)existir em Fortaleza, trazendo artistas de diversos estilos musicais, vindos da capital e interior, centro e periferia, compositores antigos e contemporâneos, apresentando não só nossa riqueza e diversidade musical, mas abrangendo também a diversidade de gênero e raça presente na cena musical cearense.
Programação desta terça, 12/3
Nesta terça-feira, 12/3, às 16h30, acontece a Roda de Conversa “Canto e Danço que Dara – Contornos políticos e sociais das estruturas corporais”, com Luiza Fonseca (RN, Giovanna Simões (PE), Jaine Muniz (ES) e Beth da Matta (PE).
Às 18h30 acontece a Roda de Conversa “Na Lua Clara Vem Dançar – Ontologia da Existência, Devir e Realidade”, com Helen Salomão (BA), Maria de Lourdes Santiago (RN), Silvana Mendes (MA) e Nicolas Soares (ES).
Às 20h acontecem os shows da programação “Ecossistema Musical”, com Os Bardos (CE), Rapha Anacé (CE) e Moon Kenzo (CE).
Programação de quarta-feira, 13/3
Às 16h30 acontece a Roda de Conversa “Um Galo Sozinho Não Tece uma Manhã – Fazeres Coletivos”, com Yang da Paz (AL), Sérgio Teófilo (PB), Beatriz Castro (CE) e Martinho Patrício (PB).
Às 18h30 é a vez da Roda de Conversa “Vir Ver ou Vir – Espaços de Experimentação Artística”, com Diego de Santos e Sérgio Gurgel, dos Ateliês do Pocinhos (CE), Guilherme Moraes (PE), Heitor Moreira (CE) e Rod Souza Leão (CE), do Propágulo, Guga Carvalho (PI) e representantes do Reticências e Looja (CE).
Às 19h40 acontece a Roda de Conversa “Muitas Coisas Ainda Quero Olhar – O Olhar de Formação e o Espaço da Memória”, com Diêgo di Paula (CE), Antônio Carlos Portela (BA) e Beatriz Furtado (CE).
Às 20h acontecem os shows do “Ecossistema Musical”, com Cantando Marias (CE), Kelly Brown (CE) e Mestra Ana da Rabeca (CE).
Programação de quinta-feira, 14/3
Shows do Ecossistema Musical, a partir das 20h: Ranier Oliveira (CE), Deixe com Elas (CE) e Ghetto Roots (CE).
Programação de sexta-feira, 15/3
Shows do Ecossistema Musical, a partir das 20h: Hip Hop na Cena – MCs Fran DDK, Má Dame, Zabeli e Jeyci Viana, DJ Vivi Siade e Bgirl Karolzinha (CE), Nego Célio (CE), Dextape e Zé de Guerrilla (CE).
Serviço
Programação especial “Nordeste Expandido: estratégias de (re)existir” Centro Cultural Banco do Nordeste – CCBNB
Rua Conde D´Eu, 560, Centro, Fortaleza-CE
Gratuito