O Comitê de Cultura de Maracanaú envolvendo escolas, agricultore(a)s familiares, comércio local e agentes culturais da cidade localizada na Região Metropolitana de Fortaleza, acaba de por em ação o projeto Bosques da Cultura. A iniciativa, em estado avançado de gestação, aguardava o período de chuvas e visa o plantio de árvores nativas e frutíferas em praças da cidade. A primeira praça que recebeu o plantio foi a Praça da Juventude, no bairro Acaracuzinho, na manhã do domingo, 10 de março. Foto: Rodrigo Tembiú
essa ação, movida por princípios agroecológicos, o Comitê de Cultura de Maracanaú busca estimular o plantio de alimento em espaços públicos criando bosques e hortas comunitárias em praças da cidade, além de colaborar no combate ao aquecimento global e criar ambientes agradáveis para atividades de lazer comunitário.
Cada praça receberá entre 10 e 20 árvores e, entre elas, algumas leguminosas. Em um horizonte de 5 a 8 anos, a cidade ampliará suas áreas de sombra e produção de frutas e legumes, destinadas a atividades culturais, recreativas e de encontros comunitários. Em cada praça, moradora(e)s do entorno são sensibilizados a adotarem as árvores e acompanharem o crescimento. Integra a iniciativa ainda uma programação artística em cada local de plantio, além de um seminário sobre direito à cidade, agricultura familiar e educação ambiental.
O bairros Novo Maracanaú, Alto Alegre II e Acaracuzinho receberão contemplados com os Bosques da Cultura.
As espécies a serem plantadas serão as espécies nativas: ubaia, araticum do brejo, oiticica, pitomba, ingá, cajá, bacupari, jucá, ipê (roxo, amarelo e rosa), caju, pitanga, acerola, banana. Fruteiras que não são nativas: sapoti, limão, mamão, abricó de macaco. Legumes: macaxeira, milhoe tomate
O projeto é uma iniciativa do Comitê de Cultura de Maracanaú e do Coletivo Tembiú, em parceria com a Frente Revolucionária Maracanauense, a Maloka Ancestralidades, a Associação dos Moradores do Novo Maracanaú, o Instituto Asas e Raízes, o SUPREMA (Sindicato Unificado dos Profissionais em Educação no Município de Maracanaú), a CONFETRAF (Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do Brasil) e o Cine Broca.