A décima edição do projeto Fortaleza Liberta, acontece neste domingo, 30 de junho, a partir das 08h, na Associação dos Moradores da Comunidade do Conjunto Vitória, localizada no bairro Mondubim, em Fortaleza. Na programação, oficinas de música percussiva afro-brasileira e de capoeira, palestra, feijoada e ao final, roda de capoeira. A programação é gratuita. Foto: Thiago Gaspar.
O X Fortaleza Liberta – Especial Cultura Tradicional Popular Negra em Foco, que, como o próprio título já explicita, traz para o foco a cultura tradicional popular de expressão afro-brasileira presente na capital cearense, destacando em sua proposta de programação duas vertentes que estão presentes e têm grande representatividade na cidade: a música percussiva de matriz africana, que tem sempre estado presente em edições anteriores do projeto; e, pela primeira vez, a capoeira.
Iniciado em 2011, com quatorze anos de existência e nove edições até então realizadas, o Projeto Fortaleza Liberta tem dado sua contribuição à cena cultural negra local. Tem como um de seus focos de atuação a valorização, difusão e promoção da cultura de expressão afro-brasileira presente em Fortaleza.
Projeto X Fortaleza Liberta – Especial Cultura Tradicional Popular Negra em Foco. Proponência: Franciscus Galba. Realização: Letra Viva Cultura Inteligente e Movimento de Revalorização da Capoeira Brasileira. Parceria: Associação dos Moradores da Comunidade do Conjunto Vitória. Apoio: Site Papo Cult. Apoio Institucional: Prefeitura de Fortaleza, Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza – Secultfor – Lei Paulo Gustavo e Ministério da Cultura – Governo Federal.
PROGRAMAÇÃO
8h – Abertura com boas vindas ao público.
8h30 às 10h30 – Oficina de Música Percussiva Afro-Brasileira, tendo como facilitador o arte-educador Marcello Santos.
10h30 às 12h – Palestra enfatizando a Cultura Negra presente em Fortaleza, ministrada por Ivaldo Paixão. Acessibilidade Comunicacional: Serviço de interpretação de Libras-Português.
Intervalo
12h às 13h – Feijoada Negra – Almoço de confraternização dos participantes do Projeto.
13h às 14h30 – Palestra enfatizando a Capoeira de Fortaleza, ministrada pelo Mestre Dunga (Mestre de Capoeira). Acessibilidade Comunicacional: Serviço de interpretação de Libras-Português.
14h30 às 16h – Oficina de Capoeira Angola, tendo como facilitador o Mestre Piqueno (Mestre de Capoeira).
16h às 17h30 – Oficina de Capoeira Regional, tendo como facilitador o Mestre Recruta (Mestre de Capoeira).
17h30 – Encerramento com Roda de Capoeira de confraternização dos participantes do Projeto.
Local: Associação dos Moradores da Comunidade do Conjunto Vitória
Endereço: Rua Dolores Borges, 13, Conjunto Vitória, Mondubim, Fortaleza, Ceará.
Gratuito
Informações no site: www.letravivaci.com.br/fortaleza-liberta